Logística/Movimentação de materiais/Equipamento/Equipamento de movimentação de materiais/Transportadores/Slat Conveyor

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Slat conveyors, é um sistema de transporte por um filamento de placas (articuladas) na horizontal. O sistema é bastante semelhante ao de transporte por tapetes rolantes, mas com a vertente de ser mais rígido e consequentemente mais resistente ao desgaste e como tal permite o transporte de materiais mais pesados.

Sendo maioritariamente concebidos em placas de aço inoxidável, torna-se mais higiénico pois permite uma lavagem mais eficiente. Por isso é muitas vezes um sistema de eleição para indústrias alimentícias e farmacêuticas. Estas placas também proporcionam um baixo atrito, o que é bastante bom para o transporte de embalagens pois não existe muita força entre a embalagem e o tapete de slats, o que não provoca desgaste na embalagem nem danifica a mesma.

O sistema de transporte por slats é accionado mecanicamente e pode ter velocidade variável, tendo também guias laterais. Normalmente é montado em pernas de tripé o que permite regular a altura de funcionamento. Este sistema tem vários exemplos de aplicação como, aeroportos, indústrias químicas, linhas de montagem.

Os transportadores mecânicos de ripas podem ser usados quando a velocidade e precisão são essenciais. Geralmente são utilizados nas indústrias alimentar, farmacêutica e de processamento e embalamento, mas também podem ser usados para o transporte de produtos pesados.

As ripas são geralmente produzidas com plástico resistente a altas temperaturas ou em aço inoxidável permitindo que seja utilizado em aplicações de secagem a quente. Os transportadores mecânicos de ripas são extremamente fortes e de construção robusta o que lhes confere um desempenho confiável de de longa duração.