Logística/Movimentação de materiais/Equipamento/Equipamento de armazenagem/Equipamento de armazenagem de pequenas cargas/Equipamento de remoção operator-to-stock/Equipamento de armazenagem automática com operador a bordo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Equipamento de armazenagem automática com operador a bordo, é um equipamento de arrumo e aquisição com o operador no seu interior comandando-o entre os vários locais de recolha de artigos.

O arrumo pode ser feito em prateleiras, armários modulares ou estantes de paletes podendo o equipamento ter a movimentação condicionada pelos corredores ou movimentar-se livremente.

Este equipamento permite a realização/satisfação de mais de uma ordem de aquisição em simultâneo podendo a separação de artigos ser feita no equipamento dependendo do número e volume dos artigos.

Este equipamento potencia reduções muito significativas do tempo dispendido e um aumento importante do aproveitamento do espaço de armazenagem considerando sistemas mais convencionais.

O aproveitamento do espaço é conseguido porque a altura de armazenamento deixa de estar limitada ao alcance do operador.

O armazenamento de materiais passa a estar limitado à carga máxima do armazém, limitações do equipamento ou pé-direito do espaço em questão. Os tempos de picking são reduzidos porque as deslocações são automáticas libertando o operador para realizar tarefas produtivas enquanto se desloca entre locais de arrumo e também porque o tempo de procura é reduzido já que o operador é colocado no local de recolha dos artigos automaticamente (Tompkins et al., 2003, p. 270).