Logística/Movimentação de materiais/Equipamento/Equipamento de armazenagem/Armazenagem de unidades de carga/Estante para armazenagem de unidades de carga/Estante de profundidade simples

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Figura 1. Estante de profundidade simples.

Uma estante de profundidade simples é uma construção de barras metálicas horizontais e verticais que permite acesso directo a qualquer carga armazenada. Ao contrário do que acontece na armazenagem por empilhamento, o espaço vazio criado na sequência da remoção de uma carga é de imediato disponibilizado. Outra vantagem desta estante é que as cargas não têm que ser de tamanhos uniformes ou constantes, podendo variar a sua largura e altura. Devido à simplicidade deste tipo de estante, ela permite armazenar todo o tipo de cargas. Em casos onde existe muita variação da profundidade das cargas, poderá ser necessário utilizar suportes auxiliares para as cargas.

Esta estante pode-se considerar como um padrão para o efeito de comparação das vantagens e desvantagens em relação às outras estantes. Na maioria dos casos, um sistema de armazenagem beneficia do uso de estantes deste tipo desde que o número de unidades a armazenar seja inferior a seis (Tompkins et al., 2003, p. 252).