Logística/Manutenção de instalações/Contratação externa

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Em alguns casos, o departamento de manutenção tem vantagens económicas em contratar exteriormente trabalhos de manutenção. Além do factor económico, a contratação externa permite assegurar serviços em instalações onde não há trabalhadores suficientes para executar o trabalho dentro do prazo exigido.

De acordo com a eficiência do desempenho e especificidade do problema que ocorra, os trabalhadores externos podem fazer o trabalho melhor que os trabalhadores da própria empresa/instalação. Reparação de telhados, tijoleira e reparação especializada de equipamentos são trabalhos que são feitos em menos tempo, quando realizados por pessoal externo, do que o necessário pelo pessoal da casa.

O departamento de manutenção deve avaliar o desempenho das empresas possíveis de serem contratadas, tendo em consideração os seguintes factores: custo, qualidade do trabalho e disponibilidade. Para facilitar essa escolha deve ser criado um arquivo com registos actualizados de todas as empresas com potencial para prestarem esses serviços. Embora existam diversas vantagens e desvantagens em cada tipo de contrato, a empresa a contratar deve ser aquela que efectuar um trabalho de qualidade, com custos e prazos de atendimento predeterminados (Niebel, 1994, p. 282-286).