Logística/Gestão de armazéns/Picking/Sistemas convencionais de picking/Armazenamento estático

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Prateleiras de paletes/ pallet racks

O equipamento de armazenamento mais comum em armazenagem e distribuição selectiva, são as prateleiras de paletes (em inglês, pallet racks) e as unidades de estantes de aço (em inglês, clip shelving). Usado de uma forma adequada, este é um método eficaz para o armazenamento e recolha de produtos em um armazém, sendo crítico o armazenamento por tamanho e popularidade dos respectivos itens (Hudock, 2004).

Frequentemente, as prateleiras de paletes estão configuradas para fornecer, locais designados de recolha/picking nos dois níveis mais baixos, e armazenamento de reserva acima. Isto permite que o operador tenha acessibilidade a partir do chão mas requer uma localização privilegiada de armazenamento para cada SKU (Unidade de Manutenção de Stock), independentemente de sua popularidade.

Tal como as prateleiras de paletes, as estantes representam um investimento bastante modesto. O verdadeiro custo destes sistemas deve incluir os custos de operação que resultam da excessiva tempo de deslocação durante o processo de separação e preparação de pedidos (Hudock, 2004).