Logística/Gestão de armazéns/Picking/Importância do picking

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Para se compreender melhor a importância da actividade de picking é importante apresentar-se a sua relação com as principais actividades de armazenagem. Todos os tipos de armazéns possuem as seguintes funções (Medeiros, 1999):

  • recepção de produtos;
  • armazenagem de acordo com as necessidades;
  • recolha de produtos de acordo com as encomendas dos clientes;
  • preparação dos produtos para expedição.

A actividade de picking dentro de um armazém, é considerada como uma das mais cruciais. Dependendo do tipo de armazém, 30% a 40% do custo de mão-de-obra está directamente associado à actividade de picking. Associado ao custo, o tempo desta actividade contribui substancialmente para o tempo de ciclo da encomenda, que é o intervalo de tempo entre a recepção de uma encomenda e a entrega, ao cliente, dos produtos referentes à encomenda.

Com o crescente aumento da competitividade e das exigências e necessidades dos consumidores, surgiram diversos novos requisitos para a actividade de armazenagem. Estas consequências podem ser referidas em certas disposições gerais, que são contempladas nos mais diversos sectores (Medeiros, 1999):

  • Aumento do número de SKU's: os números de produtos com que as empresas trabalham actualmente aumentaram, devido a maiores exigências dos clientes.
  • Crescimento do número de encomendas: os clientes passaram, cada vez mais, a trabalhar em filosofias de um reabastecimento sem interrupções, com o objectivo de reduzir os seus níveis de stocks. Encomendas menores implicam um crescimento no número de encomendas no mesmo período de tempo.
  • Armazéns de grandes dimensões: as empresas iniciaram um estilo de operação com um número mais reduzido de pontos de venda e depósitos, centralizando os seus stocks e obtendo reduções de custos com a consolidação da carga.
  • Entrega no dia seguinte: existe uma necessidade cada vez maior da diminuição do tempo de reabastecimento dos clientes.

Para lá destas disposições, a qualidade do produto torna-se um pré-requisito e serviços como o comércio pela Internet e entrega ao domicílio fizeram crescer o nível de exigência e produtividade das funções de armazenagem e transporte.

Deste modo, para assegurar uma operação que satisfaça as necessidades do cliente, a actividade de picking deve ser flexível, servindo-se de sistemas de controlo e monitorização que assegurem os níveis de serviço e qualidade adequados.