Logística/Gestão de armazéns/Necessidades de espaço/Armazenagem dedicada

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


A armazenagem dedicada é utilizada quando um SKU é atribuído a um local de armazenagem específico. Sendo o termo posição fixa utilizado para descrever a armazenagem dedicada. (Tompkins et al., 1996, p. 420).

Existem duas variações da armazenagem dedicada:

  • A armazenagem dos produtos pela sequência do número de série, em que o local de armazenagem de um produto é baseado unicamente no número de série que lhe é atribuído. Aos números de série mais baixos são atribuídos os melhores locais de armazenagem, e quanto maior for o número de série pior é a sua localização. (Francis et al., 1992, p. 258).
  • A outra variação consiste em determinar o local de armazenagem para um SKU baseando-se no seu nível de actividade e nível de stock. Sendo utilizado quando existem diferenças significativas no nível de actividade ou no nível de stock para as SKU's. (Tompkins et al., 1996, p. 420).

Ao nível dos requisitos de espaço na armazenagem dedicada, os produtos são atribuídos a localizações específicas, em que um e apenas um produto é atribuído a um local de armazenagem. (Francis et al., 1992, p. 259).