Logística/Embalagem/Metal

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

No sector das embalagens de acordo com Twede (2009, p. 385-386), as latas de chapa de aço estanhado e as latas de alumínio constituem mais de 70 % das embalagens metálicas. A embalagem é uma pequena parcela, cerca de 3,8 %, da produção total de aço, mas é 21 % da produção total de alumínio. A indústria de latas de metal é uma das indústrias de embalagens mais concentradas nos Estados Unidos, onde os sete maiores produtores detêm 90 % do volume da produção.

As latas de aço e alumínio são alternativas para muitos usos e a sua utilização depende dos preços relativos. Apesar do alumínio ser mais caro por quilo que o aço, as latas de alumínio são mais leves e a maior parte das inovações tem incidido numa maior redução seu peso. Para reduzir o custo das matérias-primas, a indústria de alumínio tem facilitado a reciclagem. Em 2003, nos Estados Unidos, 50 % das latas de alumínio utilizadas já eram recicladas. Desde 1981 que as latas de alumínio ultrapassaram em número as latas de aço. As latas de alumínio são as mais populares para as bebidas, mas as de aço ainda predominam para os alimentos.

O maior uso das latas de metal (71 %) é para as bebidas com gás. A lata metálica é tão importante para a produção de cerveja, que as grandes centrais de cerveja, por vezes, têm instalações de produção de latas só para elas. Os fabricantes de alimentos usam 26 % das latas produzidas.


  1. Vantagens e desvantagens (Rui Simões)
  2. Latas
  3. Tabuleiros de alumínio
  4. Bisnagas
  5. Barris e baldes
  6. Embalagens pressurizadas