Livro de receitas/Suspiro vegano

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Receita de suspiro (ou merengue) originada no sítio Eu Posso Isso, publicada sob uma licença permissiva.

O tempo de preparo é de 20 minutos, o tempo de cozimento é de duas horas e produz uma porção de 50 unidades.

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

  • 140 mililitros (ml) de água da conserva[1] de grão de bico, de preferência sem sal
    • Líquido contido em uma lata de grão de bico (ou caixinha) de 280g (peso total)
  • 1/4 colheres de chá cremor de tártaro
  • 3/4 xícaras açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de sopa açúcar de confeiteiro (totalizando 3/4 de xícaras + 2 colheres de sopa)
  • 1/4 colheres de chá essência de baunilha (ou outra essência desejada)

Preparo[editar | editar código-fonte]

  1. Pré-aquecer o forno a 100ºC (temperatura baixa). Se for difícil manter a temperatura tão baixa, prender o cabo de uma colher de pau na porta do forno, para que parte do calor excessivo saia. Se há a desconfiança que o forno não esteja na temperatura indicada, sempre é possível usar o recurso do termômetro próprio para seu tipo de forno.
  2. Peneirar o conteúdo de uma lata de grão de bico e colocar o líquido juntamente com o cremor de tártaro para bater na batedeira, na velocidade alta. Quando escolher a marca da conserva que vai usar, dar preferência às sem sal.
  3. Após uns 4 minutos, o volume deve ter dobrado. De 6 a 8 minutos depois, o volume triplica e a consistência do líquido já está de tal forma que ele não cai da colher, quando pego.
  4. Ir acrescentando então o açúcar de confeiteiro, aos poucos, enquanto continua batendo. Por volta de 8 a 10 minutos depois a consistência é a da clara em neve. Quando pegamos com uma colher, não cai, não pinga, nem escorre.
  5. Pingar a essência de baunilha e bater um pouco a mais.
  6. Colocar o tapete de silicone ou o papel manteiga em um tabuleiro e colocar porções do suspiro, tentando manter uma distância padrão.
  7. Levar ao forno a 100°C por aproximadamente 2 horas. O ponto deve ser verificado, deixando um dos suspiros fora do forno até que esfrie um pouco - uns 3 a 5 minutos.
  • Dica: Se a consistência estiver meio pegajosa, vale deixar mais uns 10 minutos no forno e testar novamente. Se não ficar no ponto perfeito, ele tende a ficar pegajoso com a umidade do ar. Como a temperatura do forno é muito baixa, não queima rápido. Na dúvida, melhor deixar mais uns 5 minutos.
  • Quando é difícil deixar o forno nesta temperatura, que é bem baixa, vale o truque caseiro de deixar a porta (do forno) um pouco aberta. Se necessário, calce a porta com uma colher de pau para que o calor em excesso possa sair.

Nota[editar | editar código-fonte]

  1. Esta água de conserva também é conhecida como aquafaba.