Saltar para o conteúdo

Livro de receitas/Acarajé

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Acarajé.

Existem várias maneiras de preparar:

  1. Coloque os feijões inteiros num processador de alimentos e bata por alguns segundos para quebrar os grãos. Cuidado para não esmigalhar.
  2. Coloque os feijões num recipiente e cubra com água. Deixe de molho por no mínimo doze horas. Agite os feijões com uma colher e com uma peneirinha vá retirando todas as cascas que se desprenderem dos feijões.
  3. Depois de retirar bastante as cascas, lave os feijões sob água corrente continue retirando o “olhinho” e o restante das cascas. Retire o máximo possível. Reserve.
  4. Descasque as 200 gramas de cebolas. Corte em pedaços. Reserve.
  5. Num processador, coloque os feijões e as cebolas. Bata por três minutos, ou até obter uma pasta lisa e uniforme. Retire toda a pasta do processador e coloque dentro de uma panela grande e funda.
  6. Com uma colher de pau, bata a massa do acarajé até que a massa triplique de volume. Este processo é bastante demorado, mas é importantíssimo para a fermentação.
  7. Coloque o óleo, o azeite de dendê, e a cebola com casca numa panela média e leve ao fogo alto para esquentar.
  8. Com duas colheres de sopa, modele os acarajés: encha uma das colheres com a massa, passe de uma colher para a outra até que a massa fique com formato de bolinho.
  9. Coloque os bolinhos no óleo bem quente e frite por três minutos de um lado. Com uma escumadeira, vire os bolinhos e deixe fritar até que fiquem dourados. Regule a temperatura do óleo. Se for necessário, abaixe a chama do fogo para que o óleo não queime.
  10. Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente.
  11. Corte ao meio e recheie com vatapá.
  12. Coloque o camarão seco dentro do acarajé e feche. Sirva a seguir.
  • 2 kg de feijão fradinho;
  • 3 dentes de alho;
  • Azeite de dendê para fritar
  • Sal a gosto
  1. Coloque o feijão fradinho de molho em água fria por 4 horas.
  2. Quando o feijão começar a inchar, lave-o com água fria até soltar toda a casca.
  3. Moer o feijão sem casca (em moinho especial ou processador) até formar uma massa branca espessa e acrescente o alho previamente moído.
  4. Aquecer frigideira ou tacho com quantidade suficiente de azeite de dendê para cobrir os bolinhos de acarajé enquanto são fritos.
  5. Os bolinhos devem ser feitos com uma colher (quantidade de massa que é retirada com uma colher do recipiente).
  6. Frite em azeite bem quente virando-os uma única vez. Os bolinhos devem ficar com uma tonalidade avermelhada por fora e claro por dentro.
  7. Sirva com pimenta, vatapá, caruru, camarão seco e salada de tomate verde, cebola e coentro.

reprodução autorizada por: Rota do Acarajé