Livro base - Curso de fotografia/Câmera

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Para ter uma explicação mais interessante sobre a câmera fotográfica daremos um passo para trás e veremos um pouquinho sobre a origem dela, e para isso temos de falar sobre a câmara escura.

Tá, ela não parece grande coisa, é uma caixa com um pequeno furo em um dos lados. Mas coisas mágicas ocorrem quando fazemos esse pequeno furo; a luz que saí de um objeto fora da caixa transpassa o furo e atinge uma superfície dentro da caixa, quando isso acontece a imagem invertida do objeto é projetada nessa parede, mas com cores e perspectiva preservadas.

Camera obscura 1.jpg

Muito mágico, não? Como o buraco é pequeno, pouca luz atravessa-o, e assim não há sobre posição da imagem, dessa forma conseguímos ver exatamente o que está fora da caixa, mas invertido. A inversão ocorre por dois dos três princípios fundamentais da óptica geométrica: propagação retilínea da luz e independência dos raios de luz; ou seja, a luz anda em linha reta, e não muda sua trajetória, mesmo se outras cruzarem seu caminho:

Distance effect on camera obscura.svg

O tamanho da imagem está relacionada a distância da caixa em relação ao objeto e quanto a parede que recebe a projeção está próximo do buraco. Olhe na imagem como C é bem maior que A devido a essas propriedades já levantadas, mas C já recebe muito menos luz do que A, quando explicarmos sobre luz ficará mais claro, por ora saiba que o decaimento da energia luminosa segue uma lei quadrática... brincadeira, só saiba que a luz perde energia muito rapidamente, depois a gente explica direito. Também observaram que até certo ponto, quanto menor o buraco, mais nítida fica a imagem projetada, depois desse ponto difrações ocorrem e começa a decair a nitidez.

Pera! Câmera obscura, nome estranho, ainda mais se levarmos em conta que em inglês eles falam camera obscura também, se for apenas uma câmera escura, não falaríamos obscura...

É... é que o conhecimento sobre caixa é um tanto velha, provavelmente o nome se consolidou na Renascença, ou algo assim, para ter noção essa câmera foi descrita entre 470 e 390 A.C. por Mo-tzu, um filósofo chinês. Até Aristóteles e Da Vinci fizeram estudos sobre. E Da Vinci traduziu a primeira documentação detalhada de construção de uma câmera realizada por Ibn al-Haytham, um físico e matemático árabe, nessa tradução o nome pode ter se fixado.

Camera obscura box.jpg

Mais tarde em uma versão do século 18, usam espelhos, e agora é possível projetar a imagem direta (contrário de invertida), e sem tantas perdas, antes, na versão de Da Vinci, eles usavam uma folha fina na parede contrária ao buraco, vendo assim a imagem por essa folha.

Mas o que isso tem a ver com fotografia?

Isso é fotografia.

High-contrast-face-surprise.svg tá maluco?!?!? Cadê a foto, a câmera fotográfica, os likes no insta...?

Então, fotografia é criação de imagens usando luz, quando você seleciona, de tudo que está ao seu redor, o recorte que quer para criar a imagem você já está fotografar, só não está registrando essa ainda. Essa é a parte mais importante da fotografia, ter o olhar do fotógrafo, ver a imagem no meio do caos de luzes, e assuntos. Encontrar essas imagens é o que diferencia uma pessoa comum de um fotógrafo, não seu equipamento!

Mas voltando, até agora a gente só criou a imagem, mas de uma paisagem e um tempo mutante, como eternizamos aquilo que o fotógrafo viu para selecionar aquele pedaço da paisagem?

Em 1816, Nicéphore Niépce colocou em uma câmera escura um pedaço de papel revestido com cloreto de prata, que reage com a luz e escurece em contato com a luz, conseguindo assim registrar a imagem que ele via. Com essa técnica não era possível captar as cores, que viriam somente em tempos recentes.

A câmera fotográfica de Joseph Nicéphore Niépce
Point de vue du Gras (1825 ou 1827) - "Vista da janela em Le Gras" - Joseph Nicéphore Niépce - Primeira fotografia permanente de todos os tempos.

E é basicamente como funciona uma câmera fotográfica, é claro, o buraco foi substituído por uma lente que controla a quantidade e qualidade da luz, o pedaço de papel foi substituído, primeiro por filme fotográfico, e depois sensores eletrônicos que captam e registram a luz. E se você fizer um pequeno furo na tampa do corpo da sua câmera:

GH2.Wamderlust.jpg

Essa tampa virará uma "lente" suficiente para gerar imagens bem parecidas com as primeiras tiradas. Você conseguirá reproduzir o mesmo efeito dessas câmeras, só que em cor, aí só tirar fotos e liberar sua criatividade.

Entrando um pouco mais nos componentes técnicos das câmeras, teremos que falar de seus componentes, e para isso teremos que dividir as câmeras, pois hoje temos uma gama de câmeras que funcionam de formas diferentes, mesmo em níveis profissionais. Então vamos para isso >>> Tipos de câmera


Lembre-se que o livro não segue a lógica da aula, pois ela varia entre a parte artística e a parte técnica. Ambos importantes para melhorar sua fotografia.