Laboratório de Redes/Intermídia

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A dinâmica intermidiática contemporânea leva em conta a proliferação cada vez mais intensa de intercâmbio informacional entre ambiências midiáticas diversificadas, porém densamente interconectadas. Cada vez mais opacos e imprecisos, os contornos midiáticos se misturam na internet. Esta, por sua vez, se caracteriza atualmente por atravessar diversas ambiências midiáticas por intermédio de dispositivos contemporâneos de comunicação e dos processos interacionais que lhes são próprios, compondo uma teia intermidiática, multifacetada e em contínua expansão a qual Gómez (2006) se refere como sendo um complexo ecossistema comunicativo.

O termo intermídia foi cunhado em meados dos anos 1960 por Dick Higgins, um dos fundadores do Grupo Fluxus, para caracterizar o que ele chamava de obra intermídia, ou seja, obras de arte que se construíam na interseção de dois ou mais meios. Na contemporaneidade, a dinâmica intermidiática leva em conta a mistura entre lógicas comunicacionais dissonantes, porém conectadas, as quais integram fluxos de informação de massa a fluxos colaborativos de informação, compondo uma teia heterogênea e instável de gêneros e formatos miscigenados. Para Castells (2006) a mídia tradicional integra-se às redes autônomas de comunicação na tentativa de acompanhar esse movimento que ele denomina intercomunicação, no qual um meio exerce influência sobre o outro e do qual emerge um sistema de informação verdadeiramente novo: o mass self communication – forma de comunicação de massa produzida, recebida e experienciada individualmente.

Os fluxos de informação que emergem da dinâmica intermidiática contemporânea envolvem processos variados de mediação social, marcados simultaneamente pelas dinâmicas colaborativa e massiva de informação. Os processos de mediação social tornam-se mais complexos à medida que se tornam aparentemente mais livres. Informações livremente produzidas e livremente editadas, tal como ocorre no ambiente wiki, demandam processos integrados de mediação social, que se diferenciam conforme a natureza da colaboração: administração, moderação, avaliação, contribuição, comentário etc. As colaborações envolvem recursos tecnológicos avançados, através dos quais ocorrem variadas formas de interação social, que resultam em auxílio mútuo, confiança competição, conflito, prestígio etc.