Línguas do Mundo/Catalão

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa


área de falantes de catalão

Qual o sistema de escrita usado nessa língua?[editar | editar código-fonte]

O catalão usa o alfabeto romano, que era originalmente usado na língua latina. Hoje, ele é usado em quase todas as línguas europeias.

As letras U e J foram adicionadas ao alfabeto romano na Idade Média. O catalão não usa K ou W, exceto em palavras estrangeiras. O catalão só usa Y na combinação NY.

O catalão também usa Ç (que é considerado uma variante do C), acentos graves (À, È e Ò), acentos agudos (É, Í, Ó e Ú) e trema (Ï e Ü).


A letra X é em geral pronunciada como CH em português mas em algumas palavras pode ser pronunciada como X em inglês (ECS).

Também existe a combinação L•L, usada como ponto de separação entre letras; é pronunciado como LL na palavra valer em português. A combinação LL sem o ponto de separação é pronunciada como gli na palavra tagliatelle (que é italiano mas usamos também em português – soa como liá).

chocolate em barra para preparar a bebida


Quantas pessoas falam essa língua?[editar | editar código-fonte]

É difícil dizer quantas pessoas falam catalão, porque devido à imigração na última metade do século 20, a população da área onde é falado, dobrou.


Mas, se estima que cerca de 6.5 milhões de pessoas falem catalão como sua língua nativa e praticamente outros 6.5 milhões de pessoas falem o idioma como sua segunda língua. Isso significa um total de 13 milhões de falantes.

Dentre as línguas minoritárias da Europa, o catalão é aquela que tem mais pessoas falantes.

Onde essa língua é falada?[editar | editar código-fonte]

Catalão é falado em partes da Catalunha, Valência, Ilhas Baleares e La Franja. Na Europa, é falado na França (Catalunha do Norte), Itália (na pequena cidade de Alguer) e em Andorra, nos Pirineus, onde é a única língua oficial do país.

Qual é a história dessa língua?[editar | editar código-fonte]

Catalão é um membro do Romance que por sua vez, é um ramo das línguas Indo-Européias, que descendem na sua maior parte, do Latim. Os primeiros documentos escritos numa língua que pode ser reconhecida como catalão ao invés do latim vernacular, datam de cerca de 1000 anos atrás.

A língua nasceu em Andorra e na fronteira de Espanha e França, ela se expandiu para outros territórios na Idade Média.


Mercè Rodoreda

Exceto em Andorra, a língua catalã foi proibida por três vezes na história, durante mais de dois séculos. Hoje em dia, ela pode ser estudada nas escolas livremente, exceto na França, onde não é proibida, mas o francês é a língua oficial.

Quem são os autores/poetas famosos nessa língua?[editar | editar código-fonte]

Há relativamente poucos autores catalães conhecidos entre os falantes de outras línguas. Temos aqui alguns exemplos: Ramon Llull foi o primeiro na Europa Ocidental a escrever sobre ciência e filosofia numa linguagem moderna. Outros importantes escritores mais antigos são Joanot Martorell (Tirant lo Blanc), Ausiàs March e Jacint Verdaguer (poetas).

Autores importantes do último século incluem Quim Monzó, Mercè Rodoreda e Manuel de Pedrolo, que foram traduzidos para várias línguas.


Quais são as palavras básicas que posso aprender nessa língua?[editar | editar código-fonte]

Respostes Respostas
Sí. Sim.
No. Não.
Potser. Pode ser.
Salutacions Saudações.
Hola. Olá.
Bon dia. Bom dia.
Bona tarda. Boa tarde.
Bona nit. Boa noite.
Com anem? O que há de novo?
Comiats Despedidas.
Adéu. Adeus.
Fins després. Vejo você mais tarde.
Fins demà. Vejo você amanhã.
A reveure. Até breve.
Frases útils Frases úteis.
Quant és? Quanto é?
Vull llet. Quero leite.
M'agrades. Gosto de você.
T'estimo. Eu te amo.
Em dic Pau. Meu nome é Pau.
Ho sento. Me desculpe.
Salut! Saúde!

Quais são as palavras em português que têm origem no catalão?[editar | editar código-fonte]

Por terem, catalão e português, parentesco no latim, como já foi visto acima, temos algumas palavras em nossa língua que descendem do catalão como: beldade, convite, disfarçar, papel, veludo, rubi, e muitas outras.

References[editar | editar código-fonte]