Introdução à Química/O que significa Química Verde?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Química Verde é o projeto de produtos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e geração de substâncias nocivas.

O desenvolvimento de novos compostos através de reações químicas, nos forneceu uma vida com muito conforto e escolhas. Porém também causou impactos ambientais muitas vezes irreversíveis, pois muito dos produtos desenvolvidos através de reações químicas não existem na natureza, assim a natureza não possui ferramentas para sua decomposição, além de causar danos inclusive à saúde do ser humano.

O trabalho do químico que antes se detinha a apenas criar um novo composto sem se preocupar com seu uso e despejo, hoje possui maiores horizontes. Ele pode e deve criar/projetar novos compostos que sejam compatíveis com o meio em que será utilizado e principalmente despejado. Ou seja, criar compostos à partir de matéria-prima renovável, com propriedades físicas e químicas suficientes para substituir os materiais hoje existentes até mesmo criando novas aplicações, adicionando propriedades de biodegradação, inocuidade à fauna, flora e saúde do ser humano atual e das próximas gerações.

Esta ideia é antiga, porém ganhou força nos últimos anos após a introdução do termo "Química Verde" criada pela Agência do Meio Ambiente dos Estados Unidos da América (EPA) em 1995 organizando de forma técnica seus princípios.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]