Iniciação à música/Pautas musicais

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ir para o capítulo anterior: Conceitos introdutórios Iniciação à música Ir para o próximo capítulo: Figuras rítmicas

O sistema de notação é surpreendentemente simples em sua essência. A notação é feita numa grade de cinco linhas, chamada pauta ou pentagrama. As notas são escritas sobre as linhas ou nos espaços. Conforme a extensão dos sons que a peça musical abrange, é preciso às vezes colocar linhas suplementares.

A altura da nota é determinada por sua localização nessas linhas e nos espaços entre elas. Quanto mais alta a nota, mais elevada será a posição de seu símbolo na pauta. Pelo tipo de símbolo e pela sua localização horizontal na pauta você sabe quando a nota deverá ser tocada.

A clave, colocada no início da pauta, indica seu tipo (clave de SOL, de DO ou de FÁ) e a linha, onde é colocada na pauta, a qual nota corresponde cada linha e espaço. Os acidentes indicam a tonalidade na qual você está tocando.

As informações sobre o ritmo são dadas pela fórmula de compasso e pelas barras de divisão, que seccionam a pauta em porções de tempo equivalentes.

Além disso também são colocadas na pauta expressões que auxiliam no andamento musical,tais como: andante,allegreto,etc...


Rekopis chopin.jpg Esta página é somente um esboço.
Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.