Iniciação à Pesquisa Científica em Saúde/ REPOSITÓRIO DE EXERCÍCIOS RESOLVIDOS/ Exercício 52: Atraso no cartão de vacinas I

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL[editar | editar código-fonte]

Questão 52 - Atraso no cartão de vacinas I[editar | editar código-fonte]

O desafio aqui proposto é o de interpretar os achados do artigo científico: “Atraso vacinal e seus determinantes: um estudo em localidade atendida pela Estratégia Saúde da Família”, de Tertuliano GC, Stein AT, publicado em Ciência & Saúde Coletiva, 16(2):523-530, 2011. Se precisar, recorra ao artigo e leia na íntegra.

Foi realizado um inquérito descritivo de base populacional na busca de fatores que pudessem de alguma forma explicar o atraso no cartão de vacinas de crianças. A coleta de dados foi realizada com os cuidadores de crianças com atraso vacinal e também com os cuidadores de crianças cujo calendário vacinal estava em dia. A maioria das coletas ocorreu no domicílio das famílias, devido à baixa frequência de usuários na sala de vacina.

Ao identificar a ocorrência de atraso vacinal entre 340 crianças do estudo, os pesquisadores utilizaram a tabela a seguir. Analise-a as afirmativas, diga se são verdadeiras ou falsas, explicando o porque.

Tabela - Frequência de atraso vacinal na população de 0 a 5 anos, Cachoeirinha - RS 2005

n %
Atraso geral das vacinas 79 23,3
Contra poliomielite 31 9,3
Tetravalente 20 6,0
Tríplice bacteriana 28 8,4
Tríplice viral 24 7,2
Contra hepatite B 17 5,1
BCG 11 3,3
Vacina contra H1N1.jpg

Analise as afirmativas a seguir com foco nos testes estatísticos e probabilidade de significância, nas frases retiradas deste artigo. Recorra ao texto completo se necessário:

  • Afirmativa I: A probabilidade de uma criança deste estudo apresentar atraso no seu cartão de vacinas foi de 23,3%
  • Afirmativa II: A frequência absoluta de casos com atraso na vacina tríplice viral foi de 7,2%.
  • Afirmativa III: O melhor gráfico para ilustrar este conjunto de dados é o gráfico de setor (pizza)
  • Afirmativa IV: O atraso geral de vacinas é a soma do atraso de cada vacina

Explique porque das afirmativas incorretas e corretas e fundamente sua resposta com referências bibliográficas.

Resposta da questão:[editar | editar código-fonte]

Resposta correta: Afirmativa I

  • Afirmativa I: CORRETA. Se existirem N eventos com a mesma chance de ocorrer e mutualmente exclusivos, se, dentre esses eventos, m eventos tiverem a qualidade A, a probabilidade que um evento com a característica A, representada por P(A), é obtida pela razão m/n P(A)= m/n A probabilidade aferida pela razão pode ser representada em uma fração, em um número decimal ou em um percentual. Para obter o resultado em um percentual, basta multiplicar o valor obtido por 100. No estudo, temos um total de 340 crianças participantes, que constituem número de eventos possíveis (n). Das 340, 79 apresentaram atraso vacinal, o que corresponde ao número de eventos favoráveis (m). Assim, temos: P (atraso vacinal) = 79/340 P (atraso vacinal) = 0,2325 Em percentual, temos 0,232 x 100 = 23,2% ~ 23,3%
  • Afirmativa II: INCORRETA. A frequência absoluta corresponde ao número de ocorrências encontrado para cada categoria, dentro da amostra analisada. A frequência absoluta de atraso na vacina tríplice viral, de acordo com a tabela, é de 24. Já a frequência relativa é calculada da seguinte maneira: Frequência relativa= Frequência absoluta/tamanho da amostra. Assim, temos a frequência relativa do atraso da vacina tríplice viral = 24/340 = 0,07.
  • Afirmativa III: INCORRETA. O gráfico de setores (pizza) não é o mais adequado para representar os dados, uma vez que a soma das frequências relativas apresentadas na tabela não é igual a 100%. O gráfico de setores é indicado para representar variáveis nominais, quando o número de variáveis é pequeno. Ele é construído dentro de uma circunferência, na qual a totalidade da circunferência (360º) representa o total (100%) e os setores são divididos de maneira proporcional aos valores obtido em cada categoria, multiplicados por 100. Os dados seriam melhor representados em um gráfico de barras, que é indicado para representar variáveis qualitativas, nominais ou ordinais. Ele é construído em um eixo cartesiano, no qual o eixo das abscissas será etiquetado com as variáveis representadas e o eixo das ordenadas deverá conter as frequências de ocorrência. Barras verticais deverão ser desenhadas, de mesma largura, para representar cada uma das variáveis, tendo altura delimitada pela frequência das variáveis. Os dois eixos devem ser legendados. A representação dos dados ficaria, então, da seguinte maneira:
    Gráfico 1: Frequência de atraso vacinal na população de 0 a 5 anos
  • https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gr%C3%A1fico_exerc%C3%ADcio_atraso_vacinal_I_IPC_II.jpg
  • Afirmativa IV: INCORRETA. Se somarmos o atraso de cada vacina por tipo de vacina (131), teremos um valor maior do que o valor de atraso geral de vacinas (79). Isso ocorre porque uma criança que tem atraso vacinal poder ter mais de uma vacina do calendário em atraso simultaneamente. Logo, o atraso geral de vacinas não é igual à soma do atraso de cada vacina. 

 Indexadores do tema deste exercício[editar | editar código-fonte]

Estatística descritiva

Síntese numérica de um conjunto de dados

Preparação e análise de gráficos sobre dados de saúde

Referências Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

TERTULIANO, Gisele Cristina; STEIN, Airton Tetelbom. Atraso vacinal e seus determinantes: um estudo em localidade atendida pela Estratégia Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro ,  v. 16, n. 2, p. 523-530,  Fev.  2011 .  Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000200015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 19 de novembro de 2016.

VIEIRA, Sonia. Introdução à Bioestatística. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 4ª Edição.

Iniciação à Pesquisa Científica em Saúde/ Estatística descritiva: tipos de variáveis na área biomédica

Iniciação à Pesquisa Científica em Saúde / Estatística descritiva: Coleta e organização de dados sobre saúde

Iniciação à Pesquisa Científica em Saúde/ Estatística descritiva: distribuição de frequência de dados em saúde

Iniciação à Pesquisa Científica em Saúde / Apresentação de dados científicos: Preparação e análise de gráficos

Iniciação à Pesquisa Científica em Saúde/Estatística descritiva

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

cite aqui a bibliografia, coloque sugestões de consulta em outras wikis ou videos educativos sobre o tema

VOLTAR À PAGINA PRINCIPAL[editar | editar código-fonte]