Iniciação à Pesquisa Científica em Saúde/ REPOSITÓRIO DE EXERCÍCIOS RESOLVIDOS/ Exercício 50: Coleta de dados - Medições

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL[editar | editar código-fonte]

Questão 50 - Coleta de dados - Medições[editar | editar código-fonte]

O planejamento das medições a serem realizadas em um estudo científico é tarefa estratégica para o sucesso da análise dos dados. Tais medidas descrevem os fenômenos investigados através de variáveis, que podem ser analisadas estatisticamente. Avalie o quadro a seguir e complete as lacunas.

Tipos de dados.png
Variável Natureza Forma de medição / obtenção do dado
Idade de um indivíduo Numérica contínua =(Data atual – Data de nascimento)
Dor A Escala: Dor leve / Dor moderada / Dor intensa
Grupo sanguíneo B A / B / AB / O / Desconhecido
Estado nutricional Categórica dicotômica C
D Numérica discreta Contagem simples

Em seguida, escolha a sequência correta entre as alternativas listadas:

a)    A: Categórica ordinal / B: Categórica nominal /C: Adequado-Inadequado / D: No. de Filhos

b)    A: Categórica ordinal / B: Categórica ordinal / C: Kg/m2 / D: Contagem de Plaquetas

c)    A: Numérica discreta / B: Categórica ordinal / C: Kg/m2 / D: Peso

d)    A: Numérica proporcional / B: Texto /C: Magro-Adequado-Obeso / D: Renda familiar

Explique porque das respostas incorretas e corretas e fundamente sua resposta com referências bibliográficas e dê mais exemplos da área da saúde para cada tipo de dado

Resposta da questão:[editar | editar código-fonte]

As variáveis são características de interesse que se pode medir. O nome variável está relacionado ao fato de que essa característica pode apresentar valores distintos, dependendo do elemento. As variáveis podem ser "medidas" em quatro escalas básicas, são elas: nominal, intervalar, ordinal e de razão. Existem dois grandes grupos de variáveis: categóricas ou qualitativas e as numéricas ou quantitativas. As variáveis categóricas são medidas nas escalas ordinal e nominal, enquanto as variáveis quantitativas são mensuradas nas escalas intervalar e de razão.

1) Variáveis Qualitativas:  aquelas expressas  quando os dados podem ser distribuídos em categorias, DUAS OU MAIS. QUANDO ESSAS CATEGORIA SÃO mutuamente exclusivas SÃO TAMBÉM CHAMADAS DE DICOTÔMICAS. Podem ser ordinais ou nominais. A diferença entre elas ocorre porque nas ordinais os dados podem ser distribuídos em categorias que tem ordenação natural, enquanto que nas nominais as categorias não mantém, necessariamente, relação entre elas. Ex: Feminino e masculino, tipo de cor, grupo sanguíneo, causa de morte, etc

Uma outra subdivisão para as variáveis não-numéricas seria, dentro das variáveis categóricas, subdividi-las em dicotômica

[null s e multidicotômicas(ordinais).]

-->Dicotômica: corresponde a variáveis qualitativas em que só há duas respostas possíveis do tipo sim/não, doente/não doente, óbito/vivo.

-->[null Categórica: envolve mais de duas respostas possíveis, alternativas mutuamente exclusivas como por exemplo, tipos sanguíneos, raça, escolaridade e classe social.]

2)Variáveis Numéricas(Quantitativas): aquelas que podem ser expressas em números. . Podem ser discretas ou contínuas. As discretas apresentam apenas valores inteiros, enquanto nas contínuas os valores podem ser fracionados. Ex: Idade, peso, altura, IMC, etc.

RESPOSTA: ALTERNATIVA "A"

a)A : é uma variável categórica ordinal, visto que as escalas de dor podem ser ordenadas em razão da intensidade. B: é uma variável categórica nominal, pois embora seja qualitativa, não existe uma relação de ordenamento natural entre os grupos sanguíneos, são dados sem relação entre si. C: como deve ser escolhida uma variável categórica dicotômica, aquela em que só há duas respostas possíveis, logo adequado-inadequado é um resposta possível. D: Número de filhos é uma resposta possível, visto que é uma variável discreta, trata-se de um valor inteiro.

b) B: é uma variável categórica ordinal, visto que as escalas de dor podem ser ordenadas em razão da intensidade. B: está incorreta, visto que grupos sanguíneos não são um tipo de dado que pode ser ordenado naturalmente, como deve ocorrer em variáveis categóricas ordinais. C: Kg/m é um tipo de dado de natureza numérica e não categórica. D: contagem de plaquetas seria um dado de natureza numérica contínua e não discreta.

c) C: Dor não pode ser classificada como um dado numérico, e sim qualitativo, visto que não pode ser descrito em valores numéricos. B: está incorreta, visto que grupos sanguíneos não são um tipo de dado que pode ser ordenado naturalmente, como deve ocorrer em variáveis categóricas ordinais. C: Kg/m é um tipo de dado de natureza numérica e não categórica. D: Peso seria um dado de natureza numérica contínua e não discreta.

d) D: Dor não pode ser classificada como um dado numérico, e sim qualitativo, visto que não pode ser descrito em valores numéricos. B: Grupos sanguineos são um tipo de dado classificado como categórico nominal. C: Magro-Adequado-Obeso não poderia ser classificado como um dado de natureza categórica dicotômica, visto que possui mais de duas opções de resposta(multicotômico). D: Renda familiar seria um dado de natureza numérica contínua e não discreta.

 Indexadores do tema deste exercício[editar | editar código-fonte]

Apresentação de dados científicos

Estatística descritiva

Tipos de variáveis na área biomédica

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Pagano, M., Gauvreau, K.. Princípios de Bioestatística. 1ed. de 2004.
  • Vieira, S.. Introdução à Bioestatística. 3ed. De 1980.
  • Vieira, S.. Bioestatística: tópicos avançados. 3ed de 2010.

VOLTAR À PAGINA PRINCIPAL[editar | editar código-fonte]