História do Brasil/O Segundo Reinado

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O Imperador Dom Pedro II aos 64 anos, em 1889.

O Segundo Reinado é um período da história do Brasil inerente ao Império do Brasil que compreende 49 anos, que teve início em 23 de julho de 1840, com a declaração de maioridade de D. Pedro de Alcântara e que teve fim em 15 de novembro de 1889, quando a monarquia foi derrubada pela república.

Foi um período de grande progresso cultural para o Brasil, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente e como um país importante entre as nações do continente americano. Houve a solidificação do exército e da marinha, culminando na Guerra do Paraguai e mudanças profundas na sociedade brasileira, como a imigração europeia e a abolição da escravatura. Neste período, houve também o crescimento das grandes cidades, a construção em larga escala das estradas de ferro, a introdução do telégrafos elétricos que interligavam as províncias brasileiras e os demais países sul-americanos e a aquisição dos primeiros aparelhos telefônicos.

Houve também uma modernização no Brasil, como a substituição da mão de obra escrava pela mão de obra assalariada e os incentivos á indústria do país.