História da Suécia/Era Oscariano/Industrialização

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Torre de telefonia em Estocolmo, 1890.

Enquanto em muitas outras áreas foram grandes mudanças. Caminhos de Ferro começou construído. As ferrovias foram primeiro industriais que passaram de minas aos portos, mas em 1853, o Parlamento decidiu que as partes do reino seriam unidos pelo principal Linhas. Entretanto, foi também linhas de telégrafo elétrico nas ferrovias, o que significava que a informação pode agora viajar mais rápido do que os humanos.

Mesmo em cidades onde a modernização são evidentes. Estocolmo cresceu de 100.000 para 300.000 habitantes em dos 1800s. Isso exigiu uma nova plano da cidade onde todos Norrmalm, Södermalm e Kungsholmen dividido em blocos. Embaixo ruas eram condutas para água, esgoto e gás. Estocolmo foi a última capital na Europa para receber público de água e redes de esgoto, o que levou a surtos de cólera diminuiu drasticamente.

Durante o final de 1800s fez a incursões eletricidade e de telefonia. Em Estocolmo mercado de telecomunicações foi não regulamentada, gerando concorrência entre Graham Bell Telephone Company e Estocolmo Gerais Telefone fez Estocolmo o líder mundial em telefonia. Havia mais telefones do que em Estocolmo em Nova Iorque. Muitos telefones fabricados pela empresa LM Ericsson, que ainda hoje é um fabricante líder mundial de telefones.

Como durante Idade da Liberdade comunidade de desenvolvimento foi impulsionado em 1800, antes de uma maior liberdade pessoal. Muitos suecos fez carreira e se tornou internacionalmente famoso. Exploradores Adolf Erik Nordenskiöld descoberto passagem do nordeste e foi o primeiro a navegar ao redor da Ásia em sua expedição 1878-1780. O engenheiro Salomon August Andrée, que foi o primeiro a realizar um voo de internacional quando foi em outubro de 1893 voou da Suécia para a Finlândia em um balão de ar quente. 1897, ele tentou chegar ao Pólo Norte por balão, mas ele destruiu e morreu. Seu corpo foi encontrado em 1930 na Ilha Branca. Também o pai da moderna química Jacob Berzelius. E Inventor e industrial Alfred Nobel.