História da Suécia/Era Oscariano

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Óscar I

Quando Carlos João morreu de um acidente vascular cerebral 8 março 1844 seu filho Óscar I herdou do trono sueco e norueguês. Óscar nasceu em França e tinha dez anos de idade quando seu pai foi eleito para o trono sueco. Ele próprio se tornou ao mesmo tempo príncipe herdeiro da Suécia e da Noruega. Rei Óscar foi para a época um monarca muito liberal. Ele aboliu a flagelação como um castigo e uma em Suécia também aboliu a pena de morte como punição por muitos crimes. Quando Confederação germanica ea Prússia atacou a Dinamarca para conquistar Schleswig e Holstein se virou para a Dinamarca à Suécia para ajuda. A sueco-norueguesa corpo de exército transferido para Jutland, mas eles nunca foram para a batalha antes que a paz foi selada. Cooperação com a forma do arco inimigo era resultado da novo movimento Escandinavismo. Muitos acreditavam que os países escandinavos só poderia se afirmar unidos em uma união. Somente juntos, eles seriam fortes o suficiente para defender Schleswig e Holstein para a Alemanha ou para reconquistar Finlândia. Durante a Guerra da Criméia, foi mostrada uma frente unida contra a Rússia e Reino Unido e evitados de modo a ser arrastado para a guerra.

Saúde rei Oscar sempre foi fraco. Em 1852 para 1853, o país foi governado por um governo interino, enquanto o rei estava doente, com febre tifóide. O rei se recuperou, mas em 1857 se descobriu que ele tinha um tumor cerebral que acabou por tornar-o completamente paralisado. Em 25 de Setembro levou seu filho, o príncipe Carlos, o chefe de estado da Suécia e Noruega. Oscar I morreu em Estocolmo, em 8 de julho de 1859.

Rei Carlos XV era temperamental e não tinha paciência com a vida da corte e trabalho do governo. Ele preferiu gastar seu tempo caçando e exercícios militares. Ele também escreveu poesia e estava muito interessado em mulheres. Com a rainha Luísa dos Países Baixos ele teve uma filha, a princesa Luísa. Quantos filhos ele teve fora do casamento, ninguém sabe. Auto confessou que a paternidade só de um filho, Carlos João Bolander.

Óscar II. Primeira fotografia de um rei sueco.

18 de setembro de 1872 Carlos XV morreu de tuberculose. Como não tinha herdeiros do sexo masculino levou seu irmão mais novo, Óscar II sobre o poder. Sua esposa, a rainha Sofia de Nassau, era alemão, e ele mesmo era um grande admirador do alemão forte homen Otto Von Bismarck. Comparado com seu irmão Oscar era muito conservadora, o que levou a muitos conflitos com o governo e parlamento, onde os socialistas foram agora representado pela primeira vez. Ainda pior foi a relação com o Storting norueguês. A constituição norueguesa deu poder parlamento mais e realizadas várias reformas, apesar dos protestos do rei. Em 1905 fez o governo norueguês apresentou a sua demissão, mas o rei se recusou a aceitá-lo, porque ele sabia que não podia nomear um novo governo. Assim, quebrou o rei contra a constituição Norueguesa e ele foi deposto pelo parlamento. Durante todo o verão, a situação era muito tensa e muitos temem uma guerra civil entre a Suécia ea Noruega. Em 13 de agosto de 1905 realizou um referendo na Noruega sobre o futuro do união. Não-lado venceu com maioria esmagadora. Em 26 de outubro, abdicou Óscar II da Rei da Noruega, e Suécia reconheceu a Noruega como uma nação independente.