História da Nova Zelândia /Século Vinte
O início do século 20
[editar | editar código-fonte]Maiores eventos de 1900 até 1914
[editar | editar código-fonte]1900
Segunda Guerra dos Boêres
No início do século 20, a Nova Zelândia ainda estava envolvida nas suas primeiras campanhas militares além mar, a Segunda Guerra dos Bôeres. Nela, ajudou o Império Britânico a lutar contra as duas repúblicas Boêres independentes, o Estado Livre de Orange e a República Sul Africana (República Transvaal).
Houve duas campanhas notáveis em 1900:
- 15 de janeiro de 1900: Os Rifles Montados da Nova Zelândia derrotaram os bôeres num ataque a Slingersfontein, África do Sul.
- 15 de fevereiro de 1900: as tropas da Nova Zelândia foram parte da libertação de Kimberley.
1901
As Cook Islands e outras ilhas do Pacífico foram anexadas pela Nova Zelândia.
1903
Richard Pearse levanta voo com uma máquina motorizada mais pesada que o ar.
Ele foi um fazendeiro e inventor, pioneiro da aviação. Em 31 de março de 1903, Richard Pearse conseguiu um voo motorizado, semi controlado próximo a Timaru, no seu aeroplano feito em casa, aproximadamente nove meses antes dos irmãos Wright.
Pearse construiu seu aeroplano em sua própria fazenda, com bambu e lona.
Quando testou sua máquina em 31 de março de 1903, ele voou alguns metros antes de se esborrachar numa sebe. Na verdade o voo foi um tanto descontrolado.
Mas, de qualquer forma houve um número razoável de testemunhas do evento. Richard Pearse não estava muito interessado em ver seus testes se tornarem famosos e nem em ter seus aeroplanos feitos em produção em massa, por isso seu voo não é tão comentado quanto o dos irmãos Wright.
1907
- O fogo destrói prédios do Parlamento.
- A Nova Zelândia optou por não fazer parte da Federação Australiana e assumiu autonomia integral em 26 de setembro de 1907.
1908
- Abertura da ferrovia principal North Island.
- A população da Nova Zelândia alcança 1 milhão de habitantes.