Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Veela

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Veela
  • tipo = Ser semi-humano, semi-mágico
  • características = mulheres extremamente atraentes
  • Aparece pela Primeira Vez = O Cálice de Fogo

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Veela é o singular, no plural o nome correto é Vili. Elas são uma raça de criaturas semi-humanas, semi-mágicas que remontam à mitologia grega, como descendentes das sereias. Elas são os mascotes do Time Nacional de Quadribol da Bulgária e aparecem na Copa do Mundo de Quadribol. Elas parecem mulheres de uma beleza estonteante e sobrehumana.


Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

A Veela ou as Vili, parecem ter a habilidade de mudar entre dois estágios. No seu normal, uma Veela parece uma mulher com a pele que “brilha como o luar” e os cabelos da cor do ouro branco que “voam ainda que não tenha vento”. Elas são incrivelmente belas, embora nem pareçam humanas e, quando dançam essa aparente falta de humanidade já nem importa mais. Como as legendárias sereias, a música e dança das Vili tem o poder de nublar a mente dos homens tornando-os loucos e querendo fazer qualquer coisa para continuar vendo criaturas tão desejáveis. No entanto, quando elas ficam raivosas, elas mudam e suas cabeças são como de pássaros com bicos afiados e cruéis e asas cheias de escamas. Nessa forma, aparentemente, elas podem atirar bolas de fogo. “É por isso que não se deve julgar pelas aparências,” comenta Arthur Weasley.

No livro O Cálice de Fogo capitulo 18, nos é revelado que a varinha de Fleur Delacour tem no miolo um cabelo de Veela. Fleur diz que é o cabelo de sua avó, portanto presumimos que Vili e humanos podem ter se misturado em cruzamentos inter raciais. Portanto Fleur é meio descendente de Vili.

Análise[editar | editar código-fonte]

As Vili são mencionadas também nos mitos dos Trouxas. São seres que mudam de forma, embora sejam mais agradáveis na forma humana. São predominantemente mulheres mas, há alguns homens, todos são criaturas maldosas. Elas adoram desviar os homens do caminho de casa ou do trabalho, elas dançam e cantam de modo que os homens são compelidos a dançar junto. Os homens ficam tão envolvidos, em transe, que terminam sendo levados para as rodas das fadas (nas florestas) e forçados a dançar até morrer ou até que um de seus amigos o empurre para fora. É necessário notar que, esse efeito mágico de seduzir, nos textos antigos, seria como diríamos hoje "glamour."

Nós vimos alguns homens fascinados na Copa de Quadribol, mas nenhum deles foi convencido a dançar até morrer; percebemos que Ron e Harry quase pularam da arquibancada e que o juiz da partida abandonou seu posto, e Ron quase se ofereceu para voar numa vassoura até a lua logo depois. É interessante que Ron é mais suscetível que Harry. Talvez a resistência de Harry à maldição Imperius, está ligada a uma menos suscetibilidade frente ao glamour da Veela.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]