Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Vassouras

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Vassouras
  • tipo = objeto mágico
  • características = usado pelos bruxos para voar
  • Aparece pela Primeira Vez === A Pedra Filosofal ===

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

As Vassouras são exatamente o que parecem: vassouras mágicas que permitem que os bruxos voem. Normalmente, no primeiro ano de Hogwarts, os alunos não podem ter vassouras próprias, eles tomam aulas de voo com Madam Hooch, usando as velhas e super usadas vassouras da escola.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Harry é um dos poucos para quem a regra sobre vassouras próprias no primeiro ano, é quebrada; na primeira lição de vôo de sua vida, ele se sai tão bem que a Professor McGonagall o coloca no time de Quadribol da Gryffindor. Como apanhador, ele precisa de uma vassoura melhor que aquelas da escola, então, ele recebe uma Nimbus 2000, na época, uma das melhores vassouras no mercado.

Existem diversos fabricantes e diversos modelos de vassouras em vários livros.

  • Bluebottle: aparece no livro quatro, anunciada na Copa do Mundo de Quadribol. "Uma vassoura para toda família – segura, confiável e com alarme anti roubo…"
  • Cleansweep: uma das marcas de utilitárias, a linha Cleansweep não está em geral no topo da lista de velocidade, mas são vassouras muito honestas.
    • No livro um, Oliver Wood diz que precisam oferecer a Harry uma Nimbus 2000 ou a Cleansweep Seven, portanto compreendemos que essas duas são da mesma qualidade, ou seja, top de linha, modelos do ano.
    • No livro dois, quando Draco Malfoy está zombando das vassouras dos Gryffindors, ele aponta para as vassouras dos gêmeos, que são Cleansweep Fives, que poderiam ser leiloadas para levantar dinheiro, e sugere que um museu poderia querer arrematar uma. É possível que elas tivessem apenas três anos nessa altura.
    • No livro três, é mencionado que o time da Ravenclaw usa Cleansweep Sevens – com a possivel exceção da apanhadora Cho Chang que é mencionada como proprietária de uma Comet Two Sixty.
    • No livro cinco , Ron ganha uma vassoura como prêmio por se tornar monitor. O modelo da vassoura não é mencionado nesse momento. Mas, no livro seis é dito que é uma Cleansweep Eleven. Comentando sobre a vassoura, na comemoração depois de receber a vassoura, ele diz que ela faz de 0 a 70 em dez segundos.
  • Comet: a linha Comet é tida como eficiente para o trabalho, mas não é uma vassoura de velocidade.
    • Two Sixty: Cho Chang, apanhadora da Ravenclaw, no livro três, monta uma Comet Two Sixty, que “fica parecendo um brinquedo ao lado da Firebolt”. Se a Comet lança um novo modelo a cada ano, assim como parecem fazer a Nimbus e a Cleansweep, e se o número aumenta dez a cada ano, pelo que sabemos sobre a Two Ninety (abaixo), a Comet Two Sixty seria o novo modelo para o segundo ano de Harry (terceiro ano de Cho), e portanto um ano mais nova do que a Nimbus 2000 de Harry.

Tonks também menciona no livro cinco que ela também voa numa Comet Two Sixty.

    • Two Ninety: mencionada apenas de passagem, essa é o último modelo da Comet no quinto ano de Harry. Ron ao comparar essa vassoura com a sua nova Cleansweep Eleven comenta que ela vai de 0 a 60 em dez segundos.
  • Firebolt: no livro três, a Nimbus 2000 de Harry é destruída pelo Salgueiro Lutador. No mesmo livro ela é substituída pela Firebolt, que é uma vassoura de primeira classe; no livro quatro é mencionado que o time nacional da Irlanda está montando Firebolts.
  • Nimbus: a linha Nimbus é aparentemente a segunda linha de vassouras de corrida, tem uma performance muito boa.
    • 2000: a Nimbus 2000 é a vassoura que Harry recebe no primeiro livro em seu primeiro ano em Hogwarts. Na época é a melhor vassoura que existe.
    • 2001: no segundo livro, o time todo da Slytherin ganha Nimbus 2000, de Lucius Malfoy, aparentemente ele comprou o lugar de Draco no time como apanhador.
  • Shooting Star: uma velha vassoura barata, e não muito rápida; desenhada aparentemente para aprendizes, assim como as vassouras de crianças, mencionadas no livro quatro, que eram desenhadas apenas para voar alto o suficiente de modo que os pés das crianças se erguessem pouco do chão.
    • no livro dois, foi mencionado que a velha Shooting Star de Ron era sempre ultrapassada pelas borboletas.
    • No livro três, Harry tem que treinar numa vassoura da escola depois que a sua Nimbus 2000 foi destruída; é mencionado que a vassoura era uma velha Shooting Star muito torta e lenta.
  • Silver Arrow: mencionada no livro três por Madam Hooch, como sendo o tipo de vassoura em que ela aprendeu e não é mais produzida. Ela também comentou que as Firebolts a faziam recordar das Silver Arrows.

Também há diversas publicações direcionadas aos méritos dos vários tipos de vassouras. Por exemplo Qual Vassoura.

Análise[editar | editar código-fonte]

Pela descrição do voo, na série, parece que a chave é o equilíbrio ao usar a vassoura. A maneira como você se equilibra na vassoura controla a direção para qual você deseja ir, colocando o peso de seu corpo para frente, vai fazer você descer.

Uma pergunta que nunca foi satisfatoriamente respondida é, quem pagou pela Nimbus 2000 de Harry e por que? Sabemos que a Firebolt foi comprada por Sirius, e bastante cara; as Nimbus 2001 que o time da Slytherin está usando foram compradas por Lucius Malfoy; Ron ganhou uma vassoura que foi comprada por sua mãe.

Antes de receber sua Firebolt, Harry precisava praticar nas vassouras da escola, que são velhas e lentas. Todos usam vassouras compradas por si mesmos; Harry recebe uma Nimbus 2000 de graça. De quem? A única pista que temos é Oliver Wood e a Professora McGonagall discutindo que tipo de vassoura ele precisaria, imediatamente após sua primeira e espetacular lição de vôo. O comentário de McGonagall nessa altura, dá ideia de que ela e Wood podem ter dividido a compra da vassoura. Wood como aluno, deve ter pouco dinheiro, então podemos imaginar que a Nimbus 2000 foi de fato, um presente da Professora McGonagall, possivelmente com a colaboração do Professor Dumbledore.

Como existe um mercado de vassouras de corrida entre os bruxos, podemos imaginar que vassouras velozes seriam vendidas para os bruxos interessados em voltar à juventude perdida, assim como é o mercado de carros esporte entre os Trouxas? Como os bruxos geralmente vivem mais do que os humanos, esse mercado seria direcionado para bruxos de 70 e 80 anos?

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]