Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Vôo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Vôo

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

A matéria vôo usando vassouras, é ensinada por Rolanda Hooch aos alunos de primeiro ano em Hogwarts.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

O vôo é praticado usando vassouras; somos levados a acreditar que não é possível para um bruxo, voar sem uma vassoura ou qualquer outro objeto enfeitiçado (p.ex. um tapete voador, embora hoje em dia eles não sejam permitidos na Inglaterra) ou animal (p.ex. Thestral)

Uma das regras de Hogwarts é que aos alunos de primeiro ano não é permitido possuir vassouras. No entanto essa regra foi quebrada por Harry em sua primeira lição de vôo, quando a Professora McGonagall percebe que ele tem um dom natural para o vôo. Como resultado disso, Harry foi chamado para participar do time de Quadribol da Gryffindor como apanhador, e recebeu uma Nimbus 2000.

Uma vez que sua habilidade natural foi descoberta, havia pouco que Madam Hooch pudesse ensiná-lo; suas lições de vôo foram entregues a Oliver Wood, o capitão do time de Quadribol e Harry não teve mais aulas com Madam Hooch. Presumimos que o resto dos alunos continuou aprendendo nas aulas de vôo.

Análise[editar | editar código-fonte]

Entre os Trouxas, a habilidade de voar é vista, quase sempre, como uma das coisas mais apreciadas na magia. Tapetes voadores, vassoura voadoras, animais voadores e (mais tarde) carros voadores têm sido a base da imaginação durante séculos. Uma vez que essa série é centrada na magia, seria estranho se voar não fizesse parte da história. E, de fato, a história traz várias experiências nesse assunto: Harry, é claro, tem sua vassoura, mas também voa num Hipogrifo e num Thestral, dirige e anda num Ford Anglia voador (de Mr. Weasley), e anda na moto voadora de Sirius Black; e ficamos sabendo que existe uma proibição importante acerca dos tapetes voadores.

Os professores de Hogwarts ensinam duas matérias ligadas a vôo, embora uma delas seja um tanto informal. Madam Hooch, como foi mencionado, ensina os alunos de primeiro ano a usar a vassoura, e Hagrid ensina Harry a voar num Hipogrifo, Bicuço. O último, acreditamos, seja menos convencional; Hagrid parece estar se desviando do currículo aprovado pelo Ministério da Magia, em busca de coisas de que ele goste mais.

Há também uma observação espontânea de Hagrid, no livro A Pedra Filosofal, capitulo 4: quando perguntado como ele chegou na ilha, ele simplesmente responde “Voei.” De manhã ele usa o bote para retornar ao litoral, portanto ele não poderia ter usado uma vassoura ou a moto voadora; e nós sabemos que o feitiço de voar não pode ser usado num bruxo, portanto devemos entender que, de alguma maneira ele encontrou um animal voador, como um thestral, grande o bastante para carregá-lo.

Reparamos que em As Relíquias da Morte, capitulo 4, Lord Voldemort é visto voando sem nenhum tipo de equipamento, e no mesmo livro, capitulo 30, Snape parece ter a mesma habilidade. Comentários feitos na época, sugerem que esse feitiço foi criado por Voldemort e ensinado a Snape.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

  1. Acreditamos que voar só é possível usando um objeto (vassoura, moto voadora, o carro voador) ou com a ajuda de uma criatura voadora (Thestral, Hipogrifo, Dragão). Como Lord Voldemort e mais tarde Snape, parecem capazes de voar sem ajuda em As Relíquias da Morte ?

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]