Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Testral

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Thestral
  • tipo = Criatura mágica
  • características = cavalo alado invisível, só pode ser visto por quem já viu a morte
  • Aparece pela Primeira Vez = A Ordem da Fênix

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Thestrals são criaturas esqueléticas do tamanho de um cavalo, com uma pele igual a de um réptil, olhos brancos e asas como couro e negras. São considerados uma raça de cavalos alados.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Os Thestrals são invisíveis exceto para quem já viu a morte; Harry pode vê-los porque seus amigos não podem, a princípio ele ficou com medo deles, achando que talvez estivesse ficando louco. São os Thestrals que puxam as charretes que ligam a estação de trens à Hogwarts tanto no início quanto no fim do ano letivo.

Eles são carnívoros e são atraídos pelo cheiro do sangue. São animais fortes e suportam voar com peso, têm excelente senso de direção e podem levá-lo onde você desejar. Por causa de sua relação com a morte, é dito que ver um Thestral é mau sinal.

Harry só acredita que não está ficando maluco, quando Hagrid dá uma aula sobre Thestrals. Apenas três outros alunos podem ver os Thestrals na aula de DCAT: Harry, Neville e Theodore Nott descrito como um rapaz alto e magro da Slytherin. Luna Lovegood (que viu sua mãe morrer) também pode vê-los mas, ela é Ravenclaw e está num ano diferente portanto em aulas diferentes. Hagrid está muito orgulhoso porque domesticou um bando de Thestrals na Grã Bretanha.

A habilidade de vôo e de navegação dos Thestrals, vai se mostrar super importante para Harry quando ele, Ron, Hermione, Neville, Ginny e Luna precisam chegar ao Ministério da Magia. Vamos ver novamente os Thestrals, rapidamente em As Relíquias da Morte.

Análise[editar | editar código-fonte]

Uma das coisas que começamos a perceber, no momento em que os Thestrals aparecem na história, é que os Bruxos em geral têm tanto medo da morte quanto os Trouxas.

Isso é um tanto estranho, uma vez que a raça dos bruxos pode criar e ver Fantasmas, quando Trouxas não podem, e imaginamos que os Fantasmas sejam a prova da vida após a morte. (Para prosseguir nesse tipo de assunto,vamos ignorar os fantasmas#sombras e fantasmas#horcruxes, uma vez que são raríssimos no mundo mágico assim como os bruxos que os viram).

Em O Prisioneiro de Askaban ficamos sabendo que há um livro inteiro escrito sobre Presságios de Morte e através de Ron descobrimos como o mundo mágico leva isso a sério. A associação dos Thestrals com a morte que só permite vê-los quem já viu a morte, faz com que eles sejam vistos como um presságio o que não é justo para com eles.

A autora comentou sobre a morte de sua mãe quando estava pelo meio da série, e isso pode ter causado uma mudança nos livros. No entanto, a linha mestra da história, que envolve os Horcruxes como meios de enganar a morte e As Relíquias da Morte estão todas envolvidas no mesmo tema.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

  1. Os pais de Neville não morreram, ainda estão vivos, embora loucos. Então quem Neville viu morrer?
  2. Hagrid também pode vê-los mas ele não viu seu pai morrer. Hagrid contou a Harry que seu pai morreu durante seu primeiro ano. Então quem ele viu morrer?
  3. Como os Thestrals puxam as charretes no final do livro O Cálice de Fogo, até então eram invisíveis para Harry?
  4. Os Thestrals são criaturas das Trevas?

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

A pergunta que permanece é por que Harry não conseguia ver os Thestrals quando ele andou nas charretes “sem cavalos” até o trem, no final de O Cálice de Fogo; afinal ele tinha acabado de ver Cedric Diggory ser morto. Na verdade existem duas respostas uma no contexto dos livros, e uma no contexto dos planos da autora.

No contexto dos livros, ainda que Harry tenha visto Cedric Diggory morrer, ele ainda está em choque e ainda não digeriu tudo o que aconteceu; a morte de Cedric ainda não é inteiramente real para ele, e é só depois de processar o fato durante todo o verão é que ele aceita que Cedric está morto. É só quando ele acredita por completo que viu a morte, que fica apto para ver os Thestrals. Ele não viu a morte antes, quando Lord Voldemort matou seus pais? Não, de fato ele não viu; ele não estava consciente do que estava acontecendo, ele era apenas um bebê e o que ocorreu foi ao lado da casa, portanto ele não poderia ver. Podemos dizer que, Lord Voldemort deve tê-lo visto para poder querer matá-lo, e o feitiço que ricocheteou matando Voldemort deve ter sido visível para Harry. Mas, Voldemort não está morto de verdade, está? Harry não viu o Professor Quirrell morrer no final do livro A Pedra Filosofal? Não, ele não viu; ele tinha desmaiado no momento em que Quirrell morreu.

A autora afirmou que, também teve a idéia de deixar os Thestrals visíveis para Harry só no final do livro, seria para deixar outro enigma para os leitores, um bastante incomodo de fato: quem são essas criaturas, serão das Trevas? Então, ela tomou a decisão consciente de deixá-los invisíveis para Harry até o próximo livro.

O que está escrito acima foi extraído de: the author's own comments on the matter.

The author has also stated a autora também afirma que o miolo da Varinha das Varinhas é o pelo da cauda de um Thestral “uma coisa complicada e poderosa que só pode ser manuseada por uma bruxa ou um bruxo capaz de encarar a morte.”