Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Sectumsempra

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Sectumsempra
  • tipo = maldição.
  • características = cria cortes que não saram.
  • Aparece pela Primeira Vez === O Enigma do Príncipe ===

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Sectumsempra é uma maldição muito cruel, que causa cortes ("sectum" = "corte") que nunca poderão ser curados ("sempra" = "para sempre").

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

É possível que Severus Snape estivesse planejando usar essa maldição em James Potter, quando foi zombado na cena que Harry viu na Penseira, no livro cinco. No entanto, como Snape nunca disse sequer uma sílaba da maldição, não podemos saber.

No sexto livro, Harry encontra essa maldição no livro de Poções que foi do Príncipe Mestiço. Não há descrição de seus efeitos, a única anotação é “para inimigos”. Desesperado, Harry a usa em Draco, que está se preparando para atacar Harry com a maldição Cruciatus. O que acontece é que, aparentemente a varinha começa a agir como uma faca longa, fazendo enormes cortes pelo corpo do alvo do feitiço. A maneira como o conjurador move a varinha enquanto fala a maldição, é a maneira como os cortes são feitos. Uma vez que a mão de Harry tremia muito quando apontou para Malfoy, Draco ficou com grandes cortes no peito e no rosto. O Professor Snape, atraído pelos gritos da Murta-Que-Geme, consegue fechar os cortes e depois leva Malfoy até a ala hospitalar, dizendo que precisará da essência de Dittany para curar os cortes. Evidentemente isso funciona, porque quando Malfoy aparece novamente, não se comenta sobre cicatrizes.

Snape usou esse feitiço em George Weasley no último livro, cortando a orelha dele fora. Mrs. Weasley afirma que uma vez que a orelha foi cortada por magia negra, será impossível fazê-la crescer novamente. Comentando que foi Snape quem fez isso, Lupin diz que "Sectumsempra sempre foi “especialidade de Snape”.

Análise[editar | editar código-fonte]

É dito que essa maldição cria cortes que nunca curam, mesmo assim Snape conseguiu curar Draco parcialmente com um feitiço que não sabemos o nome. É possível supor que, uma vez que Snape ou inventou, ou fez bastante pesquisa sobre essa maldição, Sectumsempra, com certeza ele descobriu ou conseguiu criar um contra feitiço para ela.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Bem mais tarde, nesse livro, será revelado que Snape estava tentando usar essa maldição no Comensal da Morte, e errou, acertando George, para remover ou pelo menos impedir que ele usasse o braço da varinha. O fato de ele acertar George e cortar sua orelha foi acidental.

Nos livros não há nada sobre quem criou essa maldição. É verdade que ela está anotada no livro de Snape, mas não sabemos se ele aprendeu com alguém (por exemplo, Voldemort), ou se ele mesmo a criou.