Saltar para o conteúdo

Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Reducto

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Reducto
  • tipo = Feitiço (Spell)
  • características = Reduz objetos a pó.
  • Aparece pela Primeira Vez === A Ordem da Fênix ===

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Reducto, também chamado de “Feitiço Redutor”, é um feitiço de destruição, usado para reduzir objetos a pó.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Reducto é um variante em latim da palavra Reduco (Re + duc + o). Em algumas palavras em latim existem mais de uma tema ou radical.

Neste caso, Duco/Ducere significam literalmente 'Eu conduzo/conduzir', 'eu levo/levar', 'eu guio/guiar', 'eu chefio/chefiar'. Possui dois radicais Duct e Duc.

O prefixo Re significa 'volta', 'para trás', 'de volta'. A partícula 'o' é uma desinência numero-pessoal e corresponde a primeira pessoa do singular, Ego.

Reducto ou reduco é, portanto, conduzir de voltar, levar de voltar, levar para a origem.

O fato da magia transformar alguém em pó, leva, talvez, em consideração a linguagem poética, aquela passagem conhecida: "Das cinza às cinzas, do pó ao pó", ou então, "Do pó viemos, ao pó retornaremos".

Faz, dessa forma, sentido a magia Reducto reconduzir alguém a sua origem, o pó.



Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Na verdade o próposito principal é reduzir um objeto a pó, mas também pode fazer com que o pó se espalhe de forma violenta, causando uma pequena explosão. Bruxos poderosos podem, é claro, lancer esse feitiço em objetos grandes, causando grandes explosões.

Análise[editar | editar código-fonte]

Vemos esse feitiço pela primeira vez, quando Harry está se preparando para o Torneio Tribruxo. Durante a tarefa ele tenta (e falha) usar o feitiço para destruir um caminho bruma mágica dourada, e mais tarde, ele tenta com sucesso, fazer um buraco através das sebes que compõe o labirinto.

Mais tarde vemos esse feitiço quando Harry está refletindo sobre o progresso de seus alunos na Armada de Dumbledore. Ele recorda que Parvati Patil usou esse feitiço tão bem, que reduziu a pó, a mesa inteira sob o bisbilhoscópio. Mais tarde, durante a Batalha no Ministério da Magia, os companheiros de Harry usam esse feitiço para destruir as estantes no Departamento de Mistérios, criando uma distração que permite que escapem dos Comensais da Morte que os estão perseguindo. Acreditamos que esse feitiço seja similar em efeito ao Deprimo.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]