Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Poção Polissuco

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Poção Polissuco
  • tipo = Poção
  • características = quem bebe se transforma
  • Aparece pela Primeira Vez = A Câmara Secreta

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

A Poção Polissuco' permite que aquele que a bebe tome a aparência de outra pessoa. A poção leva um mês em preparação, e deve incluir alguma parte da pessoa que você quer ficar igual.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Um dos ingredientes da Poção Polissuco é a pele de ararambóia. A ararambóia é uma serpente muito venenosa nativa da África.

A Poção é usada no livro dois por Harry e Ron para saber de Draco quem é o herdeiro de Slytherin, mas não conseguem resultados. Hermione, que acidentalmente se transforma em gato, demonstra os problemas de usar poções sem ter certeza dos futuros efeitos.

A Poção também é usada no livro O Cálice de Fogo pelo falso Moody. Também é usada no Enigma do Príncipe pelos ajudantes de Draco, Crabbe e Goyle quando Draco quer que eles fiquem de guarda, bem discretos para protegê-lo. Finalmente essa Poção é usada muito por Harry, Ron e Hermione no último livro quando precisam se disfarçar.

Moody também a usou para criar seis réplicas de Harry como forma de confundir os Comensais da Morte, que estão tentando impedir sua partida da Rua dos Alfeneiros. Também foi usada por Harry para se disfarçar de “Primo Barny” no casamento de Bill e Fleur.

Harry, Ron e Hermione a usam para entrar no Ministério da Magia, Harry e Hermione a usam para visitar Godric´s Hollow disfarçados e Hermione a usa para entrar em Gringotes fingindo ser Bellatrix Lestrange.

Análise[editar | editar código-fonte]

Deve ser muito útil se disfarçar como outra pessoa. A Poção tem efeitos incríveis; o falso Moody, transformado pela Poção não tem um olho e uma perna, e recupera tudo quando fica sem a Poção. De fato, podemos imaginar que ele deve recuperar seu corpo normal a cada noite porque os efeitos da Poção duram apenas uma hora.

O processo de mudar de forma usando a Poção é descrito como sendo um tanto doloroso, enquanto a reversão para seu formato verdadeiro é sem dor, de modo que nem Ron e nem Harry percebem o que está acontecendo com eles. Como o falso Moody aparentemente não sente dor quando bebe de sua garrafinha (que contém, aparentemente a Poção Polissuco para manter sua aparência), imaginamos que o processo da mudança é que é doloroso; manter uma forma não natural deve ser mais simples.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Ficamos imaginando o que aconteceu com Crabbe e Goyle, que ficaram de guardas, quando o tempo da Poção acabou? Não parece que eles tinham uma poção adicional, e é certo que os rapazes do sexto ano como Crabbe e Goyle não caberiam nas roupas das alunas que eles escolheram para se disfarçar, afinal eram típicas garotas da primeira até terceira séries. Pode ser que eles tivessem Poção extra com eles, mas nunca os vimos beber. No entanto, durante o sétimo livro, os efeitos da Poção parecem acabar nos momentos mais convenientes do que imaginaríamos; ao invés de uma hora de duração, por exemplo, o disfarce de Harry como “Barny” parece durar todo o tempo do casamento. Os disfarces de Harry, Ron e Hermione quando invadem o Ministério, não apenas duram todo o tempo que ficam lá dentro, mas parece que somem de maneira muito conveniente, logo que saem de Grimmauld Place rumo à floresta onde assistiram a Copa Mundial de Quadribol, dois anos antes. Essa conveniente duração dos efeitos da Poção, parece ser uma das inúmeras coisas onde a autora alterou a magia que criou para tornar a história mais interessante.