Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Oclumência

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Oclumência
  • tipo = Método
  • características = permite bloquear a mente contra interferências.
  • Aparece pela Primeira Vez === A Ordem da Fênix ===

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Oclumência é a habilidade de bloquear a mente para impedir que um Legilimens entre nela.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Oclumência é o contrário de Legilimencia, matéria em que Voldemort é um mestre. Personagens como Severus Snape usam Oclumência para esconder suas intenções. Harry está aprendendo Oclumência no livro cinco. Tanto Snape como Dumbledore são excelentes Oclumens.

Análise[editar | editar código-fonte]

Com certeza, a habilidade de Harry em bloquear seus pensamentos de Snape e Voldemort, não está sendo ajudada pelas aulas de Snape. A cicatriz de Harry começa a doer constantemente após o inicio das lições, embora possa ser coincidência; é mais ou menos, quando Harry começa a aprender Oclumência, que Voldemort percebe que Harry às vezes pode ler sua mente, e é logo após isso que Voldemort começa a tentar ativamente a levar Harry até o Ministério. É possível que Harry esteja reagindo tão mal, por causa das tentativas constantes de Voldemort explorando a mente do garoto.

No entanto, em todas as aulas, vemos que Harry não consegue impedir Snape de ver suas lembranças, e no final do sexto livro, observamos que Snape pode bloquear todos os feitiços de Harry antes que ele possa completá-los, porque Snape pode ver suas intenções.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Há algumas perguntas com relação ao efeito da Oclumência de Harry contra Voldemort. A Oclumência é usada para evitar que uma mente externa seja capaz de ler o que existe em sua mente, mas como aprendemos no último livro, existe um fragmento de alma de Voldemort dentro de Harry. Será que esse fragmento de alma que os dois partilham pode oferecer um maior acesso à mente de Harry do que a simples Legilimencia pode dar? Harry nunca descobriu, até porque ele nunca mais ficou na posição de tentar bloquear sua mente da intromissão de Voldemort.