Saltar para o conteúdo

Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Obliviate

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Obliviate
  • tipo = Feitiço (Spell)
  • características = apaga ou modifica a memória.
  • Aparece pela Primeira Vez === A Câmara Secreta ===

Obliviate é o componente verbal do Feitiço da Memória, um feitiço que permite apagar ou modificar a memória.

Descrição Estendida

[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visto pela primeira vez quando Gilderoy Lockhart tentou usá-lo em Harry e Ron, esse feitiço, quando usado corretamente, aparentemente permite um grande controle sobre a memória da vítima. Nós o vemos aparecer diversas vezes na série, as mais importantes são:

  • como foi mencionado acima, no segundo livro, quando Gilderoy Lockhart tenta usá-lo em Ron e Harry, para dizer que foi ele, Lockhart, quem derrotou o Monstro da Câmara. Nesse caso, ele está usando uma varinha quebrada, que ricocheteia; como resultado, depois do feitiço ele mal consegue lembrar o próprio nome.
  • no quarto livro, quando o Trouxa que toma conta do acampamento tem sua memória modificada, para não lembrar das coisas estranhas que viu os bruxos fazerem no acampamento.
  • no quinto livro, quando Kingsley Shacklebolt lança esse feitiço em Marietta Edgecombe, de modo que ela esquece que houve encontros anteriores da Armada de Dumbledore.
  • no ultimo livro, Hermione lança esse feitiço numa dupla de Comensais da Morte e numa atendente inocente, de modo que nenhum deles se lembraria de ter visto Harry. Ela também usa em Xenophilius Lovegood para que ele se esqueça que viu Ron.

Como muitos outros feitiços, uma grande parte do efeito, depende do que o conjurador estava pensando quando lançou o feitiço. É possível que o conjurador deva ter em mente a lembrança que ele quer modificar junto com a lembrança já modificada.

Aparentemente, esse feitiço é usado na maior parte das vezes para limpar qualquer resquício de magia da frente dos Trouxas. O Estatuto Internacional da Magia foi feito especificamente para tentar e manter os Trouxas em completo desconhecimento do Mundo Mágico, portanto esse feitiço é muito usado nos Trouxas para que não percebam o que os bruxos andam fazendo.

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa

[editar | editar código-fonte]