Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Mortalha Viva

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa



Mortalha Viva
  • tipo = Criatura
  • características = parece um manto negro
  • Aparece pela Primeira Vez = Animais Fantásticos e Onde Habitam

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

A Mortalha Viva é uma criatura que parece uma capa escura ou um cobertor. É uma das mais perigosas (e misteriosas) criaturas mágicas do mundo bruxo. Ela caça à noite, de modo que a vítima adormecida tem poucas chances de se defender.


Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

A aparência da Mortalha Viva é similar a uma capa, e ela se move se arrastando sobre a superfície onde está. Aparentemente, ela tem pouca habilidade para voar, apenas se jogando no ar. Sua técnica preferida para atacar é rodear e sufocar sua presa. O único feitiço conhecido capaz de parar uma Mortalha Viva é Expecto Patronum; isso foi descoberto por Flavius Belby, que deve ser parente de Marcus Belby. Como está descrito em Animais Fantásticos e Onde Habitam por "Newt Scamander", Belby descreve:

Por volta de uma hora da manhã, quando eu começava finalmente a me sentir sonolento, ouvi um farfalhar muito próximo. Acreditando que eram apenas as folhas da árvore lá fora, mudei de posição na cama, deixando as costas viradas para a janela, e avistei o que me pareceu ser uma sombra disforme deslizando pela porta do meu quarto. Fiquei parado, tentando sonolentamente adivinhar o que produzia tal sombra em um quarto iluminado apenas pelo luar. Sem dúvida a minha imobilidade levou a mortalha-viva a acreditar que sua vítima potencial estava adormecida. Para meu horror, a sombra começou a subir sorrateiramente em minha cama, e senti o seu peso leve sobre mim. Parecia apenas um manto preto ondulante, suas pontas farfalhavam levemente enquanto ela avançava para mim. Paralisado de medo, senti o seu toque úmido no meu queixo antes de sentar com um movimento brusco. A coisa tentou me sufocar, subindo inexoravelmente pelo meu rosto, tampando minha boca e as narinas, mas eu continuei a me bater, sentindo o tempo todo a sua friagem envolvendo sobre mim. Incapaz de pedir socorro, tateei ao meu rosto, incapaz de inspirar concentrei todas as minhas forças para lhe lançar um Feitiço Estuporante, e então – com este não fosse suficiente para dominar a criatura, embora tivesse aberto um buraco na porta do meu quarto – tentei uma Azaração de Impedimento, que também de nada adiantou. Ainda me debatendo como um louco, me virei de lado e caí pesadamente no chão, agora todo envolto pela mortalha. Eu sabia que estava prestes a perder completamente a consciência, sufocado. Desesperado, reuni minha última reserva de energia. Apontei a varinha para longe de mim, para as dobras letais da criatura, procurando trazer à lembrança o dia em que fui eleito presidente do Clube de Bexigas da minha cidade, e executei um Feitiço do Patrono. Quase na mesma hora o ar fresco no meu rosto. Ergui os olhos e vi a sombra letal ser atirada no ar pelos chifres do meu patrono. Ela voou pelo quarto e deslizou depressa para longe da vista.

Análise[editar | editar código-fonte]

Podemos prestar atenção que no livro A Ordem da Fênix, capitulo 6, um velho robe tentou estrangular Ron quando ele estava ajudando a limpar o Quartel General. Houve uma especulação em diversos fan sites que o “robe” era na na verdade uma Mortalha Viva. Não há nada no livro que confirme essa idéia, o objeto que fez o ataque nunca foi descrito como algo exceto um robe. O fato da criatura ser vulnerável ao feitiço Patronus, talvez paralelamente à sua técnica de sufocar suas vítimas, nos leva a acreditar que a Mortalha possa ter alguma ligação com os Dementadores; talvez, num passado distante, os Dementadores tenham criado as Mortalhas.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]