Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Mapa do Maroto
- tipo = Objeto mágico
- características = É um mapa de Hogwarts e seus arredores, incluindo as passagens secretas.
- Aparece pela Primeira Vez === O Prisioneiro de Azkaban ===
Visão Geral
[editar | editar código-fonte]O Mapa do Maroto é um mapa que mostra Hogwarts e seus arredores. Ele é único.
Descrição Estendida
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
O Mapa do Maroto é um pergaminho mágico que mostra por completo o castelo de Hogwarts e seus arredores, inclusive sete passagens secretas dentro do castelo. Essas passagens são desconhecidas para a maioria, embora Filch aparentemente conheça quatro delas. O mapa também mostra a localização de cada pessoa dentro do perímetro do castelo, identificadas pelos nomes numa escrita minúscula. Quando o mapa está inativo, ele parece um grande pergaminho em branco. Ele é ativado colocando a ponta de uma varinha sobre ele e dizendo, “Eu juro solenemente não fazer nada de bom!” Para restaurar a aparência do pergaminho em branco, bata novamente com a ponta da varinha e diga “Malfeito feito!”.
Quando o mapa está ativo, o pergaminho revela um escrito:
Fornecedores de Recursos para Feiticeiros Malfeitores
tem a honra de apresentar
O Mapa do Maroto.
Esse mapa foi criado pelos marotos: Remus Lupin (aluado), Peter Pettigrew (rabicho), Sirius Black (almofadinhas) e James Potter (pontas), durante os anos em que cursaram Hogwarts, e foi confiscado por Filch porque ele acreditava que fosse um objeto de artes negras, embora ele, aparentemente nunca descobriu o segredo. Os gêmeos Weasley o roubaram das coisas de Filch e ele se tornou muito útil nas suas próprias aprontações; eles, depois, o passaram para Harry, quando descobriram que ele não poderia ir a Hogsmeade, depois disso Harry o usou muitas vezes.
Análise
[editar | editar código-fonte]A magia se for usada sem cuidado numa história, pode tornar a trama sem graça tornando tudo possível. Se um personagem ou um objeto é capaz de fazer qualquer coisa, a história se torna uma simples busca do personagem ou do objeto. Rowling torna a série excitante e dinâmica, em parte, por limitar a habilidade das pessoas – nem todos os bruxos são igualmente mágicos, e mesmo os mais poderosos, tem seus pontos fracos – e também limitando a disponibilidade e capacidade dos objetos.
O Mapa do Maroto é um desses objetos. Ele mostra a exata posição das pessoas em tempo real, em qualquer lugar dos nove andares (ou mais) do castelo, inclusive identificando pelo nome indivíduos que nunca lá estiveram antes. O mapa os vê pelo espírito (ou a alma), portanto se tornando à prova de Capas de Invisibilidade e Animagos. E quando não está em uso parece apenas um pergaminho em branco. É preciso notar que há limitações (ele não consegue ver a Sala Precisa, por exemplo), e é necessário em diversas situações que ele esteja indisponível para Harry, porque ou foi emprestado ou confiscado.
Perguntas
[editar | editar código-fonte]- Como os gêmeos Weasley descobriram o feitiço que ativa o mapa? “Eu juro solenemente não fazer nada de bom” não parece algo muito óbvio para um encantamento. Resposta: o mapa vai dando pistas aqueles que ele reconhece que vão aprontar ( é dito no livro)
- O que há com o mapa que poderia fazer Filch crer que era magia negra? Ele é descrito simplesmente como um simples pergaminho, nada que pudesse remeter a coisas do mal. Resposta: 1º o Filch odeia magia; 2º os marotos andavam com ele e aprontavam e ele precisava de uma desculpa para o tirar.
Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
Visão Completa
[editar | editar código-fonte]Uma pergunta que surge é se o Professor Snape sabe o que é o mapa. Ele o encontra no bolso de Harry no livro três e nessa altura, ele identifica seus criadores e insulta Snape. Snape pode saber quem são ou eram, Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas, e é por isso que ele chama o Professor Lupin para inspecionar o mapa e faz certos comentários sobre quem o fez; Lupin é o único maroto com quem ele pode falar de imediato.
Snape reconhece imediatamente o Mapa do Maroto no quarto livro, como sendo propriedade de Harry. Isso mais o Ovo, faz com que Snape tenha certeza de que Harry está se escondendo por perto, sob a Capa da Invisibilidade. Snape a essa altura, sabe como o mapa funciona, uma vez que o viu funcionando na mesa de Lupin. Outra pergunta é como Harry pegou o mapa de volta; o falso Professor Moody (no livro quatro) o pegou emprestado e quando estava transformado novamente em Barty Crouch Jr. confessa que o usou. Embora o Professor Dumbledore mostre interesse por ele, não o vemos e nem Harry pegando o mapa de volta. Embora ele use o mapa bastante em outros livros. A autora, numa entrevista, declarou que foi um descuido, e na edição seguinte do livro, Harry pega o mapa da escrivaninha de Moody enquanto Barty está incapacitado.