Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Honestímetro

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Honestímetro (Probity Probe)
  • tipo = Objeto Mágico
  • características = detecta dissimulação e falsidade.
  • Aparece pela Primeira Vez === O Enigma do Príncipe ===

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

O Honestímetro é uma espécie de sonda que permite a quem o tem detectar dissimulação e falsidade, por exemplo, um Honestímetro pode detectar o uso da Poção Polissuco para disfarçar alguém e possivelmente também, detectaria alguém sob uma Capa da Invisibilidade.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Ouvimos sobre o Honestímetro pela primeira vez, quando Harry está se preparando para cursar o sexto ano em Hogwarts. Bill, que trabalha em Gringotes dá a Harry uma bolsa de dinheiro, dizendo que pegou algum dinheiro para Harry; qualquer pessoa que vá a Gringotes agora, tem que passar pelos Honestímetros, e a entrada do banco pode levar muitas horas.

Quando Harry, Ron, Hermione e Grampo entram em Gringotes no último livro, para abrir o cofre de Bellatrix, há dois bruxos com Honestímetros na porta. Harry, debaixo da Capa de Invisibilidade, lança o feitiço Confundo sobre eles, de modo que Hermione não seja descoberta disfarçada.

Análise[editar | editar código-fonte]

O princípio por trás do Honestímetro, do Sensor de Segredo e parte do Mapa do Maroto, que determina o nome de um indivíduo, devem estar relacionados, embora seu modo de operar seja claramente diferente. O Sensor de Segredo, foi desenhado para detectar maldições, azarações e feitiços de dissimulação, enquanto que o Honestímetro aparentemente é preparado para detectar dissimulação e falsidade, mas não, talvez, avise sobre feitiços e azarações. O Mapa do Maroto, diferente dos dois acima, foi criado por um grupo de bruxos jovens e muito poderosos, ele identifica as pessoas corretamente, mais ou menos por acaso; os Marotos queriam que o Mapa pudesse identificar a localização dos monitores e professores, então, simplesmente incluíram nele um feitiço de identificação. O que eles só perceberam depois que fizeram, foi que o feitiço que usaram, provavelmente roubado da Seção Restrita da Biblioteca, era poderoso o bastante para ver sob Capas da Invisibilidade e Animagos transformados.

Como o Sensor de Segredo, é importante para o realismo do mundo mágico, que Honestímetros tenham limitações; ao invés de checar qualquer tipo de ameaça, eles são limitados. Infelizmente, o que eles podem detectar é exatamente o que o Trio precisa usar para entrar em Gringotes. Já era esperado que algo assim fosse usado em Gringotes porque o mundo mágico estava ficando menos seguro. No entanto era preciso que o Trio passasse sem levantar suspeitas. Harry escolhe atacar o humano atrás da sonda, o que era o ponto mais obviamente fraco do sistema de segurança.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]