Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Feitiços
- tipo = matéria
- características = lançamento de feitiços, encantamentos.
- Aparece pela Primeira Vez = A Pedra Filosofal
Visão Geral
[editar | editar código-fonte]Feitiços é uma matéria que ensina como lançar um tipo de feitiços conhecido como encantamentos. São feitiços que alteram um objeto sem mudar sua natureza essencial. Veja uma xícara, o feitiço que faz com ela sapateie sobre a mesa é um encantamento, já o feitiço que faz com que ela se transforme numa tartaruga não é.
Essa matéria é básica e todos os alunos devem cursá-la até a quinta série. Ainda que o curso seja oferecido aos estudantes do sexto e do sétimo anos, a admissão é limitada àqueles que mostram habilidades acima do normal no N.O.M. de Feitiços O Trio cursa a matéria Feitiços do primeiro ao sexto ano em Hogwarts.
Descrição Estendida
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
As aulas de Feitiços são ministradas pelo Professor Flitwick. Os encantamentos ensinados nessas aulas incluem, Wingardium Leviosa, Accio (convocação), Feitiço Expulsório (Banishing), Aguamenti]] e transformar vinagre em vinho. É uma aula que se passa num laboratório com muito trabalho com as varinhas e alunos dizendo feitiços, portanto é praticamente o lugar ideal para Harry, Ron e Hermione poderem conversar com certa privacidade.
Uma série de eventos significativos ocorrem relacionados com, e nessas aulas. O primeiro feitiço que eles aprendem direito, e aparentemente é o primeiro lançado em sua carreira da escola, é Wingardium Leviosa lançado por Hermione. A satisfação evidente que a menina demonstra, por ser a primeira da classe a dominar esse feitiço, faz com que Ron comente com Harry, que esse é o motivo de Hermione não ter amigos. Hermione escuta o comentário, e corre para o banheiro das meninas para chorar. Ron e Harry resgatando a menina do ataque do trasgo montanhês, na mesma tarde, resulta na criação do Trio, que acabam se tornando inseparáveis.
A aula de Feitiços, como foi mencionado, é uma aula de laboratório para a maioria das séries, e isso permite que o Trio possa conversar e cria uma certa diversão (o vinagre de Ron explode quando ele tenta transformá-lo em vinho, por exemplo, no sexto livro).
O propósito principal de Hogwarts, é claro, são as aulas, embora o conflito principal de história seja extracurricular, a maior parte das ações acontecem fora das salas de aula. O leitor começa a antecipar certas seções do livro que acontecem durante as aulas, em parte por descobrir a dificuldade de aprender magia e em parte pelo humor associado às aulas.
Parece que algumas bruxas, como Augusta Longbottom, avó de Neville, consideram Feitiços uma “opção mais leve”, um curso fácil até mesmo nos exames N.I.E.M. Ao contrário, é claro, temos que observar a dificuldade que Harry parece ter com o feitiço Accio, um feitiço convocatório, e o fato do Professor Flitwick desejar discutir com Harry o uso perfeito desse feitiço no Torneio Tribruxo, primeira tarefa, no livro O Cálice de Fogo.
Evidentemente, esse feitiço envolve muito mais coisas do que, simplesmente apontar a varinha e dizer "Accio!" Além disso, vamos descobrir que a formidável Mrs. Longbottom aparentemente foi bem mal em seu N.O.M. de Feitiços, e podemos imaginar que sua visão da matéria é um tanto preconceituosa até mesmo por isso.
Análise
[editar | editar código-fonte]A definição de Feitiços, de acordo com a autora: “são encantamentos que não mudam a natureza intrínseca de um objeto sobre o qual o encantamento é lançado.” Como foi mencionado na Visão Geral, o feitiço que faz com que uma xícara sapateie sobre a mesa, não muda a natureza da xícara, ela continua a ser uma xícara embora tenha pernas e pés (com o equivalente aos sapatos para sapateado) e a propensão de imitar Fred Astaire.
Dentro dos feitiços temos Aguamenti, que faz com que saia um rio de água da varinha do conjurador do feitiço e Lumos que faz a varinha emitir luz. Em ambos os casos, o objeto modificado é a varinha do bruxo, que tanto pode funcionar como uma mangueira de jardim ou uma lanterna.
As definições, no entanto muitas vezes não combinam; na aula de Transfiguração, vemos Ron e Harry tendo problemas com o feitiço Silencio, e o leitor pode reparar que o sapo silencioso ou o corvo silencioso, permanecem sendo um sapo e um corvo.
Perguntas
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.