Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Fênix

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Fênix
  • tipo = Criatura mágica
  • características = ave com linda plumagem que tem o poder de se regenerar
  • Aparece pela Primeira Vez = A Câmara Secreta

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

A Fênix é um pássaro mágico de penas vermelhas e porte de um cisne. Possui uma cauda longa, bico e garras dourados. Faz seus ninhos no alto das montanhas, no Egito, na Índia e China.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

As Fênix são aves muito interessantes. Embora o fato de renascer das próprias cinzas seja muito conhecido pelos Trouxas, não é muito comum que eles saibam que as Fênix podem erguer grandes pesos e também que, suas lágrimas têm poder regenerativo, além de tudo isso, são pets extremamente leais.

No decorrer da série, nós conhecemos uma Fênix: Fawkes que é o pet do Professor Dumbledore.

Análise[editar | editar código-fonte]

No livro A Pedra Filosofal, descobrimos que Mr. Ollivander da loja das varinhas comenta que há uma pena de Fênix no miolo da varinha de Harry. Ollivander também menciona que, a Fênix em questão deu somente duas penas para varinhas; mas, como ele prossegue dizendo que suas varinhas possuem miolos de penas de Fênix, cordas de coração de dragão ou pelos de unicórnio, podemos imaginar que há diversas Fênix que podem doar suas penas. Observe que Mr. Ollivander escolhe esses itens para suas varinhas porque acredita que sejam aqueles que possuem a magia mais poderosa.

Os poderes especiais de Fawkes serão muito importantes durante o livro A Câmara Secreta. Para derrotar o monstro da Câmara é a lealdade de Harry que chama Fawkes, os poderes curativos de suas lágrimas fazem com que Harry se recupere do veneno do Basilisco; sua habilidade de erguer coisas pesadas permite que todos escapem da Câmara depois que o monstro foi destruído.

A lealdade e inteligência da Fênix é muito importante para Dumbledore em A Ordem da Fênix, quando ele usa Fawkes para enviar mensagens e ficar de vigia.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

  1. Por que há uma pena de Fênix dentro das varinhas de Harry e de Voldemort? Essa será a varinha para um bruxo ou bruxa cuja força para duelar é maior?

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]