Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Expelliarmus

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Expelliarmus
  • tipo = Feitiço (Spell)
  • características = desarma o bruxo visado.
  • Aparece pela Primeira Vez = A Câmara Secreta

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

O feitiço Expelliarmus é um feitiço Desarmante; ele arranca a arma das mãos da vítima. Quando é usado com maior força (ou quando a vítima não está armada) pode erguer o oponente do chão.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Vemos esse feitiço ser usado pela primeira vez pelo Professor Snape, no livro A Câmara Secreta, capitulo 11 contra o Professor Lockhart, o desarmando e atirando o bruxo longe, no final da plataforma onde a demonstração estava sendo feita. Mais tarde, no mesmo livro Harry lança o mesmo feitiço em Draco Malfoy, fazendo com que o livro que ele está segurando, o diário de Riddle, voe de sua mão. Desse ponto em diante, vamos ver esse feitiço sendo usado muitas vezes, em duelos entre bruxos; se você consegue que seu oponente perca sua varinha terá uma grande vantagem sobre ele. No livro As Relíquias da Morte capitulo 5, Lupin avisa a Harry sobre o uso desse feitiço, porque ele se tornou uma marca registrada de Harry e sugere que ele use uma magia defensiva mais poderosa.

Análise[editar | editar código-fonte]

Como foi mencionado, num momento, Harry usa esse feitiço para fazer com que alguém largue um livro; uma vez que o diário não é uma arma, podemos entender que esse feitiço age sobre qualquer coisa que esteja segura nas mãos, não apenas uma arma ou uma varinha. É possível que haja uma parte de mentalização nesse feitiço também, visando mentalizar o objeto específico onde quer que o feitiço aja; também, ele pode funcionar em qualquer coisa para onde sua varinha esteja apontando. Em O Prisioneiro de Azkaban, na Casa dos Gritos, Harry, Ron e Hermione, todos , lançam o feitiço ao mesmo tempo, e isso, não apenas arranca a varinha de Snape de sua mão mas também o atira contra a parede. Isso nos leva a concluir que o poder desse feitiço é aumentado quando lançado por vários bruxos sobre o mesmo objeto.

Embora esse feitiço possa fazer outras coisas além de desarmar, sua principal função é fazer com que um atacante largue sua varinha; portanto é chamado de Feitiço Desarmante.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

  1. No sétimo livro, esse feitiço aparece como sendo “a marca registrada” de Harry. Por que?
  2. Ainda no sétimo livro, aprendemos que o uso desse feitiço pode ter outros efeitos. Quais seriam?

Visão Completa[editar | editar código-fonte]