Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Densaugeo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa



Densaugeo
  • tipo = Feitiço (Spell) Azaração (Jinx)
  • características = causa um crescimento extremo.
  • Aparece pela Primeira Vez = O Cálice de Fogo

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Densaugeo aparentemente faz com os dentes acertados por esse feitiço cresçam rapidamente.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Draco Malfoy usa esse feitiço pela primeira vez em O Cálice de Fogo, capitulo 18; ele provocou Harry para duelar com ele. O feitiço acertou a azaração de Harry Furnunculus, e ricocheteou atingindo a boca de Hermione. O resultado disso foi que os dentes da frente de Hermione cresceram mais de 30 centímetros.

Análise[editar | editar código-fonte]

No livro A Ordem da Fênix, aprendemos que combinando azarações podemos ter efeitos inesperados. Não temos certeza de que o crescimento extremo dos dentes tenha sido o efeito pretendido; o feitiço pode ter sido modificado porque se misturou com feitiço Furnunculus. Além disso, como esse feitiço não parece ter sido usado em outro lugar, não se sabe qual seria seu efeito normal. Nem sequer podemos saber realmente se esse feitiço causa o crescimento de qualquer lugar onde acerte, ou especificamente dos dentes; ("dens" vem do francês dentes, "augeo" tem a mesma raiz de "aumento"), mas, sem outro exemplo desse feitiço em ação, isso pode ser pura especulação.

Dado o efeito aparente desse feitiço, é difícil imaginar qual seria a intenção de Draco ao lançá-lo; o efeito deveria ser mais no sentido de enfurecer a vítima, ao invés de incapacitá-la. no entanto é possível imaginar que uma pessoa com dentes ultrapassando o queixo, ficaria impossibilitada de falar direito e seus feitiços seriam inativos.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Enquanto o feitiço e seu uso aqui parecem triviais, essa é uma demonstração de que os feitiços, assim como projéteis físicos, serão rebatidos por outros feitiços. Isso prova ser um ponto importante no clímax do Duelo no Cemitério, no final do livro e nas batalhas dos livros seguintes também.