Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Confundo
- tipo = Feitiço (Spell)
- características = causa confusão na vítima.
- Aparece pela Primeira Vez = O Prisioneiro de Azkaban
Visão Geral
[editar | editar código-fonte]O feitiço 'Confundus faz com que a vítima fique confusa. É um tipo de magia bem avançado e é lançado usando o encanto "Confundo." O feitiço Confundus também pode ser lançado, aparentemente, em silêncio.
Descrição Estendida
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
No livro O Prisioneiro de Azkaban, capitulo 21, Severus Snape sabe que sua história sobre o que ocorreu na Casa dos Gritos, vai ser radicalmente diferente da história de Harry, portanto ele afirma que Harry estava, obviamente, sob o efeito do feitiço Confundus.
O Professor Moody, no livro O Cálice de Fogo pode ter sido Confundido para achar que havia quatro escolas. No entanto, nunca ficou explicado se o feitiço Confundus foi usado, mas não sabemos de nenhum outro feitiço que pudesse causar o mesmo efeito. Isso é uma indicação que o feitiço Confundus pode funcionar em objetos inanimados que tenham sido envolvidos por uma certa quantidade de racionalidade, como o Cálice de Fogo e o Chapéu Seletor. No livro O Enigma do Príncipe, Hermione lança esse feitiço em Cormac McLaggen, que poderia vir a ser o goleiro, para evitar que ele fosse melhor do que Ron nos testes para o time.
É mencionado em As Relíquias da Morte que o Auror Dawlish, embora tenha muitas qualidades, é facilmente Confundido. No mesmo livro, Harry usa o feitiço Confundus para evitar ser interrogado por guardas humanos em Gringotts, com o Honestímetro (Probity Probes). Mais tarde, vemos que Snape deve ter usado esse feitiço em Mundungus Fletcher para, secretamente dar a ele a impressão de existirem muitos Harrys voando para muitas casas seguras. Finalmente, no epílogo, Ron admite ter Confundido seu examinador no teste de direção, para que ele não percebesse o erro de Ron (checar o espelho lateral), coisa que Ron considerou normal.
Análise
[editar | editar código-fonte]A reação de Cormac McLaggen ao feitiço, indica que há efeitos físicos e mentais; algum tempo depois de ter sido Confundido, McLaggen, teve dificuldades em se guiar nas escadas do castelo.
Como parece ocorrer com muitos outros feitiços, esse também deve ter um componente mental importante. Os efeitos em McLaggen parecem ter sido diversos e difusos; no entanto, a discussão de Snape com Fudge, e Harry usando o feitiço para obter um determinado efeito (convencer o guarda de que ele já havia sido testado), sugerem que o feitiço Confundus pode, com a imagem mental apropriada, fazer com que a vítima acredite em algo específico ao invés do que está acontecendo.
Algumas pessoas, aparentemente, são mais suscetíveis a esse feitiço do que outras. Ficamos sabendo que Dawlish parece ser Confundido facilmente. Suspeitamos que isso é por causa do mecanismo mental que controla o subconsciente, tanto na atração exercida pelas Veela como na Maldição Imperius. Acreditamos que, nesse caso, seria mais difícil Confundir Harry, uma vez que ele mostrou ser invulnerável à Maldição Imperius. Ron, no entanto, demonstrou ser suscetível tanto às Veela quanto a Maldição Imperius, portanto deveria ser facilmente Confundido.
Perguntas
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.