Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Capa da Invisibilidade

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Capa da Invisibilidade
  • tipo = Objeto Mágico.
  • características = Torna o usuário invisível.
  • Aparece pela Primeira Vez === A Pedra Filosofal ===

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Uma Capa da Invisibilidade é uma capa criada para esconder aquele que a usa. Ela é feita de um tipo especial de material que torna o usuário invisível. Quando não há ninguém usando, ela parece prateada, um tecido quase transparente.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

As Capas da Invisibilidade são muito raras, mas Harry ganha uma de Natal no seu primeiro ano; acontece que ela pertenceu a seu pai, e foi dada a Harry pelo Professor Dumbledore. Harry a usa muitas vezes nos livros, quando ele precisa ir a algum lugar sem que o vejam, até mesmo junto com um ou mais dos seus amigos; ele percebe que precisa ter cuidado, ao mesmo tempo em que ela esconde você, é preciso ser cuidadoso para não fazer barulho e nem esbarrar em coisas e pessoas. Alastor Moody aparentemente é dono de duas Capas da Invisibilidade; Sturgis Podmore está usando uma quando é preso no Ministério, e Arthur Weasley está usando a outra quando foi atacado pela cobra, no livro cinco.

Análise[editar | editar código-fonte]

As Capas da Invisibilidade são o objeto perfeito porque se pode andar para todo lado sem ser percebido. Como Harry adora quebrar as regras, ele precisa de um objeto assim, e a Capa da Invisibilidade seria a escolha perfeita. Diferente do Feitiço de Desilusionamento, que torna um objeto quase que um camaleão, a Capa da Invisibilidade torna quem a usa transparente , e pode ser vista apenas com o uso de magia – ou talvez olhos de gato. O olho mágico do Professor Olho-Tonto Moody parece conseguir ver alguém debaixo da Capa tranquilamente, e parece que tanto Mrs. Norris como Bichento podem perceber Harry debaixo da Capa, embora na verdade, os gatos podem ouvi-lo passando. Pirraça também percebe Harry, Ron e Hermione sob a Capa no primeiro livro, embora seja claro que ele está ouvindo e não vendo. Além disso tudo, no livro dois o Professor Dumbledore olha diretamente para Harry e Ron sob a Capa da Invisibilidade, na cabana de Hagrid, sugerindo que Dumbledore pode conseguir ver através da Capa. Dumbledore nos deu a dica dessa habilidade, quando pegou Harry, no livro um, de frente para o Espelho de Erised.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Em algum lugar é dito que Dumbledore pode se tornar invisível sem usar uma Capa; Dumbledore diz isso, ele mesmo, no livro um. Além disso, James Potter deixou sua Capa da Invisibilidade sob os cuidados de Dumbledore. Que necessidade de uma Capa dessas teria Dumbledore? [http://www.jkrowling.com/textonly/en/extrastuff_view.cfm?id=23 A autora declara que essa é uma pergunta importante para avaliar.

No último livro, descobrimos que isso foi porque a Capa da Invisibilidade de James Potter é na verdade, algo muito especial. Conversando com Xeno Lovegood, o Trio descobre a possível existência de três Relíquias da Morte. Xeno lembra a eles que a maioria das Capas da Invisibilidade são apenas capas de viagem nas quais foi colocado um Feitiço de Desilusionamento ou foram feitas com pelos de Seminviso, mas todas elas, com o tempo, ficam danificadas ou perdem a invisibilidade. Apenas uma Capa da Invisibilidade, a terceira das três Relíquias, e supostamente a verdadeira Capa da Morte, não sofre os estragos do tempo, e não pode ser danificada por magia. Harry, Ron e Hermione ficam desconfortáveis ao perceber que a Capa que pertence a Harry se encaixa perfeitamente nessa descrição.

Acontece que Dumbledore, em sua juventude, ouviu a lenda das Três Relíquias e tentou encontrar todas elas. Embora sua procura ativa por elas tenha diminuido, quando ele se tornou professor em Hogwarts, sua obsessão de juventude em procurá-las, no entanto, nunca acabou por completo, e ele pediu emprestada a capa de James, uma vez que ouviu falar de suas propriedades, porque ele reconheceu que ela era uma Relíquia. No entanto, enquanto ele a examinava, Voldemort matou James e Lily e tentou matar Harry.

Há algumas perguntas de como exatamente funcional uma Capa da Invisibilidade pode ser, sabemos que o olho mágico de Alastor Moody pode ver sem dificuldade e a presença de Harry no Mapa do Maroto não muda por ele estar sob a Capa e Nagini evidentemente pode ver Arthur Weasley no Ministério. No entanto, no último caso, reparamos que uma leitura atenta do texto sugere que Arthur cai no sono e a Capa desliza parcialmente de cima dele. Assim, acreditamos que as cobras (notadamente pit víboras, que possuem sensores infravermelhos além dos olhos) podem ser capazes de detectar alguém sob a Capa, mas somente pelo calor que irradiam; não é possível que elas possam ver a pessoa sob a Capa. Não há menção de Voldemort ter sentidos extras mesmo com seus esforços de tornar sua aparência o mais próximo de uma cobra possível.

Quanto a habilidade do Professor Dumbledore de perceber Harry sob a Capa da Invisibilidade, acreditamos que ele foi um tanto mais desonesto do que esperávamos no inicio da série; descobrimos, aos poucos, conforme o arco da história progride, exatamente quão pouco de seu conhecimento, Dumbledore deixa escapar. Sentimos que, provavelmente Dumbledore não percebe Harry sob a Capa, mas está usando Legilimencia para ver o que Harry está vendo, e assim perceber onde ele está. Suspeitamos que o Professor Snape tenta fazer o mesmo, no último livro.

Podemos notar também que os Dementadores não são impedidos pela Capa da Invisibilidade. A Capa da Invisibilidade apenas impede alguém de ver a pessoa que a está usando; Harry, por exemplo, tem dificuldade de andar no Expresso de Hogwarts, enquanto usa a Capa, porque tem que ter o mais absoluto cuidado para não esbarrar ou pisar nos pés de alguém. Uma vez que os Dementadores não têm olhos, os sentidos que eles usam para detectar e identificar as pessoas devem ser outros que não visuais, provavelmente relacionados com os efeitos mentais que eles causam nas pessoas. Evidentemente esses efeitos não são barrados pela Capa da Invisibilidade.

Pelo que foi visto acima, acreditamos que uma Capa da Invisibilidade vai ser como um escudo, escondendo o usuário dos olhos de todos. As poucas exceções, como já mencionamos são o olho mágico de Moody e os objetos e criaturas que usam algo além dos olhos para perceber um indivíduo. (Repare que o olho mágico de Moody é um objeto. Moody sendo quase paranóico, com certeza enfeitiçou seu olho mágico com o máximo de feitiços possíveis e se os Marotos puderam fazer isso no Mapa do Maroto, com toda a certeza um bruxo com a habilidade de Moody poderia fazer o mesmo com seu Olho.