Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Bicho Papão

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Boggart (Bicho Papão)

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Um boggart (Bicho Papão) é uma criatura mutante que se esconde, em geral, em lugares escuros. A criatura não tem uma forma definida, tomando a forma daquilo que a pessoa que o encontra, mais teme. Se não tomar a forma de uma pessoa, pode parecer uma bolha negra.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Para repelir ou destruir um Boggart, deve-se rir dele. O feitiço Riddikulus pode ser lançado, para obrigar o Boggart a assumir uma forma engraçada imaginada pelo conjurador do feitiço.

Em O Prisioneiro de Azkaban, o Boggard aparece por três vezes.

  • Numa aula de DCAT, com o Professor Lupin, somos introduzidos ao Boggart e suas características, e o fato de que isso nos permite ver os mais profundos medos de uma pessoa; isso também nos permite uma cena cômica (inesquecível) com o Professor Snape, uma vez que Neville produz uma cópia de Snape vestido com as roupas e o chapéu de sua avó. Lupin também impede que Harry experimente se defender do Boggart e Harry acha que isso não foi justo. Mas, Lupin explica que fez isso para evitar que uma cópia de Lord Voldemort aparecesse na frente da turma. Assim também ficou claro que Lupin estava mais preocupado com sua turma e suas necessidades do que qualquer outro professor de DCAT .
  • Mais tarde, Lupin usa um segundo Boggart para treinar Harry no uso do feitiço Patronus e seu uso contra os Dementadores.
  • Talvez o mesmo Boggart ou um terceiro, é usado no exame final de DCAT. Nele, vemos a insegurança de Hermione com suas notas – seu maior medo é revelado a Professora McGonagall – ela diz “Eu errei tudo! ”Aparentemente esse medo é tão grande que ela não consegue invocar Riddikulus contra isso. No livro O Cálice de Fogo, Harry encontra um Boggart na tarefa final do Torneio Tribruxo. Ele toma a forma de um Dementador ao ver Harry. No livro A Ordem da Fênix, um Boggart se esconde numa escrivaninha em Grimmauld Place. Identificado por Olho-Tonto Moody, usando seu olho mágico, Molly Weasley vai eliminá-lo, mas não consegue e Remus Lupin, avisado por Moody chega para acabar com ele e resgatá-la.

Análise[editar | editar código-fonte]

O Boggart tem dois propósitos principais na série: um, é revelar o medo mais profundo dos personagens, assim como o Espelho de Ojesed revela o mais profundo desejo; outro, é dar a Harry um “dementador” com quem ele possa lutar, sem correr o risco de ter sua alma chupada. O último é o mais importante, uma vez que Harry será levado a lutar contra os Dementadores, e de alguma forma precisa estar preparado; mas, a habilidade de mostrar o maior medo dos personagens também é muito interessante.

A aparição de um Boggart em A Ordem da Fênix é particularmente interessante, não pelo fato do Boggart, mas para descobrirmos algumas coisas. Esse episódio permite que Harry veja que o maior medo de Mrs. Weasley é que sua família ou Harry possam morrer. Naturalmente, Harry fica surpreso ao ver como ele é importante para Mrs. Weasley, embora não comente sobre isso naquele momento. Seus pensamentos, naquele momento são o aborrecimento por não ter sido escolhido Monitor e a percepção de como isso é trivial, relacionado com o que pode acontecer nos próximos anos. A autora não nos mostra claramente os efeitos que essa revelação causa a Harry com o tempo, mas podemos dizer com certeza, que Harry fica emocionado com a descoberta de que alguém no mundo se preocupa tanto com ele.

Também é curioso ver a forma que os Boggarts assumem quando confrontados com certos personagens. Ron é, como já sabíamos um aracnófobo (tem medo de aranhas), para ele o Boggart é uma Acromantula. Hermione é confrontada com o pavor de falhar em suas notas. Harry, como já foi mencionado, é forçado a enfrentar um Dementador, enquanto Neville encara o Professor Snape, e Mrs. Weasley vê, em sucessão, a morte dos membros de sua família e de Harry. O Boggart toma a forma de uma mão cortada para Seamus Finnigan não nos diz nada, mas tomando a forma de uma lua cheia quando confrontado com Lupin, nos diz tudo.

Podemos especular sobre o que outros personagens veriam; Ginny possivelmente por causa dos acontecimentos do ano anterior, poderia ver a si mesma como um fantoche, ou ver o mestre dos fantoches; Fred e George suspeitamos que poderiam ver um ao outro morto, embora seja dificil para o Boggart encontrar um deles sozinho; e é fácil imaginar que Voldemort veria seu próprio corpo sem vida.

Em relação a isso, notamos a aparente estupidez da resposta do Boggart. Especificamente quando confrontado com Lupin, o Boggart se torna uma cópia pequena e sem graça de uma lua cheia. Isso não muda mesmo quando Lupin casualmente a empurra para o lado, indicando que o Boggart não percebe que o maior medo de Lupin está profundamente errado. Isso indica que a resposta do Boggart é automática e não ditada pela razão, e que o Boggart não reage à falta de medo da sua vítima para com a ilusão que ele mostra.


Perguntas[editar | editar código-fonte]

  1. Em O Prisioneiro de Azkaban, capitulo 7, o Professor Lupin diz:”Ninguém sabe como o Boggart é, quando ele está sozinho.” No entanto, em A Ordem da Fênix, capitulo 9, Alastor Moody consegue identificar o Boggart, imediatamente antes que ele seja solto da escrivaninha. O que Moody viu com seu olho mágico?
  2. Por que o Boggart tem um efeito poderoso sobre Harry quando se torna um Dementador, mas não torna Lupin um lobisomem, quando se torna uma lua cheia?
  3. Qual o paralelo que se pode fazer entre os efeitos dos Boggarts e o Espelho de Ojesed ?
  4. Nossa suspeita imediata é que se Voldemort fosse confrontado com um Boggart veria seu corpo sem vida. Há outras imagens que ele poderia ver? Explique sua resposta.

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Há algumas informações conflitantes sobre os efeitos dos Boggarts. Em particular o Boggart-como-Dementador, que Harry está usando para aprender o feitiço Patronus, o afeta exatamente como um verdadeiro Dementador, o deixando fraco e permitindo que elel ouça os momentos finais de seu pai e de sua mãe. No entanto, o Boggart-como-lua cheia, que aparece para Lupin na aula de DCAT e também em A Ordem da Fênix, não fazem com que ele vire lobisomem.


Estranhamente, quando Harry encontra o Boggart-como-Dementador no labirinto, em O Cálice de Fogo, ele reconhece que é um Boggart porque ele tropeça em suas próprias vestes. Essa é uma revelação muito esquisita, não é o que se esperaria de um Boggart e só pode ser explicada pelo falso Alastor Moody, como vamos descobrir depois, que está observando o progresso de Harry através do labirinto e removendo os obstáculos. Certamente ele não poderia eliminar o Boggart e assim deixar Harry desconfiado.