Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Animago

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Animago
  • tipo = tipo de bruxo ou bruxa
  • características = torna a pessoa em animal
  • Aparece pela Primeira Vez === A Pedra Filosofal ===

Overview[editar | editar código-fonte]

Um Animagus ou no plural Animagi , em português Animago, é um bruxo ou bruxa com a rara habilidade de transformar a si mesmo num animal quando deseja. O feitiço Animago é muito difícil e perigoso de usar, e é por essa razão que todos os Animagos devem ser registrados no Ministério da Magia. Outra razão é que o Ministério precisa ter certeza de que um Animago não use seus poderes para algum propósito ilegal enquanto está em forma animal.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Embora o termo apareça e seja explicado apenas no livro três, a habilidade de alguns bruxos e bruxas tomarem a forma animal é vista logo no primeiro capitulo do primeiro livro. Nesse capitulo, o Professor Dumbledore se dirige a um gato malhado como Professora McGonagall e vemos uma mulher sentada no local, quando ele olha novamente. Animagos são extremamente raros. Ficamos sabendo que a Professora McGonagall é um dos apenas sete Animagos registrados nesse século. No entanto, nós conhecemos quatro Animagos “não registrados”: Peter Pettigrew (Rabicho), que se transforma em rato, Sirius Black (Almofadinhas), que se transforma num grande cão negro, James Potter (Pontas), que se transforma num cervo e Rita Skeeter, que se transforma em besouro.

A transformação em Animago, é uma das poucas maneiras de se fazer magia de maneira controlada, sem uma varinha. Sirius (Almofadinhas) como Pettigrew (Rabicho) mostraram a habilidade de se transformar em suas formas Animagos sem o uso da varinha.

Não ha´notícia de alguma coisa que possa impedir um Animago de se transformer, sem varinha ou de qualquer outro modo; no entanto, aparentemente, existe um feitiço Identificado fora do cânone como Homorphus Charm, que pode ser usado para forçar um Animago transformado de volta para sua forma humana. Nós vemos esse feitiço ser usado por Sirius Black e Remus Lupin para revelar Peter Pettigrew ao Trio. Reparamos que o feitiço foi lançado por Lupin e Black ao mesmo tempo; talvez isso seja necessário para aumentar a força do feitiço.

Análise[editar | editar código-fonte]

James Potter, Sirius Black e Peter Pettigrew, todos se tornaram Animagos depois de descobrir que seu amigo Remus Lupin era um lobisomem. Porque o lobisomem seria perigoso apenas para os humanos, eles decidiram fazer companhia a ele durante sua transformação, se tornando animais. Eles usaram esse artifício para andar nos terrenos de Hogwarts durante a noite, enquanto Lupin estava em forma de lobo.

Rita Skeeter, que é uma repórter, se tornou um Animago, talvez porque assim ela estaria apta para espionar as pessoas e conseguir boas histórias para os jornais em que ela escreve, especialmente, O Profeta Diário e o Semanário das Bruxas. Repare que a bruxa ou bruxo que produz essa transformação, não tem controle sobre o tipo específico de animal em que vai se transformar; a forma que o animal assume, depende da sua personalidade no momento em que ele produz o feitiço. O fato de Rita se tornar um besouro, talvez seja o mais próximo daquilo que ela deseja “ser uma mosca para ouvir as conversas” – mas ela pode não ter escolhido, não se sabe.

Podemos imaginar que o propósito principal de um bruxo escolher se tornar Animago, é se transformar num animal inofensivo, de modo a não ser reconhecido quando agir ilegalmente. É por isso que o Ministério exige que os Animagos sejam registrados, de modo que um bruxo transformado, que agir de maneira ilegal, seja identificado.

Como mencionado nos “Contos de Beedle o Bardo” (nas notas de Dumbledore no conto “Babbitty a Coelha e seu Toco Gargalhante”) a transformação em Animago é uma forma de Transfiguração. No entanto existe uma diferença; um bruxo transfigurado em um animal, é completamente um animal, com o cérebro, a compreensão e as habilidades do animal, o que significa que ele tem que permanecer como animal até que outro bruxo o transfigure de volta a si mesmo. Ao se transformar em Animago, o bruxo mantém seu próprio intelecto e suas habilidades e portanto pode se transformar de volta em humano.

É preciso mencionar que a Professora McGonagall jamais fez algo fora da lei enquanto estava em estado animal. A única razão de se tornar Animago é parte de seus estudos de Transfiguração.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

  1. Se um bruxo usar o feitiço de transformação em Animago duas vezes, ele ou ela pode se transformar em dois tipos diferentes de animal? Ou isso vai mudar o tipo de animal em que ele ou ela sempre se transforma? Por que?
  2. Pode um bruxo Animago tomar a mesma forma de seu Patrono?
  3. Pode a forma de um bruxo Animago mudar por causa de um trauma emocional, como pode um Patrono?
  4. Para se tornar um Animago, seria melhor usar um feitiço ou uma poção?
  5. Você escolheu um animal no qual gostaria de se transformar?
  6. Um bruxo metamorphmagus que se torna Animago pode mudar de sua aparência quando transformado?
  7. Quando um bruxo está em sua forma animaga lê pode se comunicar com outros animais que sejam da sua forma animaga? E com outros bruxos?

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Podemos mencionar que, um dos bruxos que vimos toma formas iguais seja Animago ou Patrono. No último livro, a Professora McGonagall manda três Patronos para chamar os outros três chefes das Casas. Esses Patronos, note-se, têm a mesma forma do Animago dela – gatos malhados. Portanto podemos imaginar que a forma de Animago e de Patrono deve ser a mesma, se os dois feitiços forem lançados ao mesmo tempo. No entanto, o feitiço de Animago é aparentemente um feitiço de capacidade, que permite que a transformação seja feita de acordo com sua vontade.

A pouca informação que temos, nos leva a acreditar que a forma de Animago é fixada no momento que o feitiço é conjurado, enquanto que o Patrono pode mudar de acordo com as circunstãncias da vida; ambas, o Patrono e o Animago refletem a personalidade no momento em que o feitiço é conjurado, mas o feitiço Patrono é lançado repetidamente, enquanto que o Animago é usado muito pouco.