Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Amortentia

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Amortentia

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Amortentia é uma poção do amor extremamente poderosa.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

A primeira e, na verdade, a última e única poção do amor mencionada pelo seu nome, Amortentia é apresentada pelo Professor Slughorn na primeira aula de poções de Harry, na sexta série. Discutindo as características da poção, Hermione diz que ela leva o nome errado; na verdade a poção não produz amor, apenas paixão e possivelmente obsessão.

Análise[editar | editar código-fonte]

Poções de amor têm um papel importante nas crenças dos Trouxas em magia, uma vez que se tenha uma noção do amor. A necessidade de ter alguém que o ame também, e a esperança de que pode existir uma técnica mágica para fazer com isso aconteça, é totalmente humana. Ao escrever uma série sobre magia, então, é necessário que se mencione poções do amor. Uma série como essa, onde os personagens estão amadurecendo e possivelmente se apaixonando, certamente precisa mais do que uma menção.

Nessa série porém aprendemos sobre Amortentia, e vamos ver que as poções do amor, provavelmente incluindo Amortentia, têm um papel muito pequeno na série. No livro O Cálice de Fogo, capitulo 27, é onde ouvimos uma história sugerindo que Hermione está usando poções do amor para manter o interesse de Harry e também de Viktor Krum. No entanto é apenas no sexto livro que o nosso protagonista já tem idade para se interessar por romances, e talvez por isso é a primeira vez onde a poção é usada. Hermione faz logo uma distinção importante, ela coloca o fato de que isso não é amor, a poção causa apenas paixão; talvez por isso seu uso seja tão limitado.

Na série, porém, vemos Amortentia sendo descrita como a mais forte das poções de amor, na primeira aula de Poções de Harry. Depois, ficamos sabendo que Merope Gaunt provavelmente usou uma poção do amor em Tom Riddle Sr. para que ele casasse com ela, e o resultado foi o nascimento de Tom Marvolo Riddle.

Há algumas discussões abstratas a respeito das poções do amor na festa de Natal do Slug Club, com Hermione avisando a Harry que muitas garotas, especialmente Romilda Vane, aparentemente compraram poções de amor na loja Gemialidades Weasley. Ron comeu alguns dos chocolates que Romilda deu a Harry e ficou apaixonado por ela, assim provando que ela tinha colocado a poção no presente. Exceto da primeira vez onde o nome da poção é citado, não sabemos se nos outros casos foi usada Amortentia, embora Hermione tenha identificado Amortentia como a “mais forte”, entendemos que existem diversas outras.

Acreditamos que as poções do amor só apareceram no sexto livro por causa da idade dos personagens; o Trio não estaria interessado nos efeitos antes de chegar a determinada idade.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]