Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Alorromora

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Alohomora
  • tipo = Feitiço (Spell)
  • características = abre fechaduras.
  • Aparece pela Primeira Vez = A Pedra Filosofal

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Alohomora é um feitiço usado para abrir fechaduras, portas e janelas.

Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

A primeira vez em que vimos esse feitiço, duas semanas no primeiro ano de Harry na escola, quando Hermione o usa para abrir uma porta, de modo que eles pudessem escapar de Filch. Através da série, quando uma porta trancada é encontrada, Hermione, se ela estiver presente, é chamada para tentar abri-la; parece que ela é a mais preparada para usar esse feitiço.

Nem todas as portas respondem a esse feitiço, no entanto; por exemplo, no livro A Ordem da Fênix, Dolores Umbridge lançou um feitiço rebatedor na porta dela, de modo que Alohomora não funciona mais, porém a faca que Sirius deu a Harry resolveu o problema.


Análise[editar | editar código-fonte]

Alguém pode imaginar sobre a inutilidade de usar fechaduras no mundo mágico. Abrir fechaduras é um feitiço tão simples, que uma menina de 12 anos de idade pode fazê-lo, e aparentemente é ensinado como parte do currículo do primeiro ano em Hogwarts; e artefatos (como a faca de Sirius) existem, e podem abrir mesmo as fechaduras que estão encantadas contra o feitiço de abertura. Do ponto de vista de um Trouxa, devemos aceitar que uma fechadura comum, no mundo mágico, é similar a uma fechadura Yale (Trouxa), que pode ser aberta com um cartão de crédito; segurança básica e não muito mais. Se o contrafeitiço Alohomora for usado, a segurança é mais forte, e a faca de Sirius seria como ferramentas dos arrombadores especializados (Trouxas); possivelmente essa faca deveria ser controlada pelas leis do Ministério, ou comprada no mercado negro. Finalmente, também existem as fechaduras de alta segurança, como as do Ministério (uma das quais derreteu a faca de Sirius) e as dos cofres de Gringotes.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

  1. Hermione encontra esse feitiço no “Livro Padrão de Feitiços, 1ª série,” então por que os bruxos se preocupam em trancar as portas se um simples feitiço pode abri-las?

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]