Guia dos Trouxas para Harry Potter/Magia/Accio

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Accio
  • tipo = Feitiço (Spell)
  • descrição = usado para atrair um objeto distante ou um objeto mencionado, direto para quem lança o feitiço.
  • Aparece pela Primeira Vez = O Cálice de Fogo


Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Accio é um feitiço de convocação; pode ser usado para trazer um objeto até a pessoa que lança o feitiço.


Descrição Estendida[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Há duas ocasiões no quarto ano de Harry, em que ele usa esse feitiço (fora da aula e praticando ou dever de casa). Primeiro na primeira tarefa do Torneio Tribruxo, para convocar sua Firebolt; e a segunda vez para recuperar a Taça Tribruxo quando está duelando com Lord Voldemort.

No seu sexto ano, Harry tenta usar esse feitiço para recuperar sua varinha depois que Draco Malfoy o enfeitiçou com a maldição Petrificus Totalus, no Expresso de Hogwarts. Mais tarde Harry usa esse feitiço para tentar convocar o Horcrux do meio do lago na caverna. Ele usa o mesmo feitiço em Hogsmeade, para convocar algumas das vassouras de Madam Rosmerta para poder voar até Hogwarts.

No livro As Relíquias da Morte, Harry, Ron e Hermione usam esse feitiço inúmeras vezes para convocar coisas ou tentar convocá-las. Alguns objetos, como a Espada de Gryffindor, não respondem a essa magia; Hermione sugere que deve haver maneiras de impedir o feitiço Accio de funcionar.

Existem muitas outras oportunidades onde esse feitiço é usado por outros personagens.

Análise[editar | editar código-fonte]

O nome do objeto pode seguir a palavra mágica; Harry usa por exemplo, "Accio Firebolt", para convocar sua vassoura. Parece uma maneira de ajudar na concentração, uma vez que o bruxo deve estar extremamente concentrado no objeto a ser convocado.

No livro O Cálice de Fogo, Molly Weasley usa o feitiço "Accio!" para tirar de Fred e George todas as gulodices enfeitiçadas que eles criaram e estão carregando, antes de saírem para a Copa do Mundo de Quadribol. Isso nos mostra que nem sempre é necessário dizer o nome do objeto convocado.

Apesar de sua aparente simplicidade, o feitiço convocatório parece bastante complexo. No Cálice de Fogo, capitulo 19, descobrimos que o Professor Flitwick designou diversos livros sobre esse feitiço para dever de casa, e Harry teve bastante dificuldade com esse feitiço. Na verdade, ele não conseguia usá-lo bem, até precisamente antes da primeira tarefa do Torneio Tribruxo. Depois que a tarefa foi completada, o Professor Flitwick, aparentemente, achou interessante discutir o feitiço convocatório com Harry. Flitwick aparentemente achou que Harry usou o feitiço com perfeição, o que, junto com o desejo de Flitwick de discuti-lo, nos leva a pensar que esse feitiço raras vezes é usado corretamente.

Podemos pensar, o que faz com que esse feitiço aparentemente simples, pode ter de tão interessante. Uma possibilidade é que esse feitiço precisa de uma noção exata do que você está convocando, onde está e para onde você quer que vá. Isso é especialmente interessante quando o item a ser convocado, como a vassoura de Harry, não está a vista. Já determinamos que muitos feitiços, especialmente Portus, Apparition, Expecto Patronum e Riddikulus, necessitam de um significativo esforço mental; portanto não é diferente que o feitiço convocatório, e provavelmente o Banishing charm (feitiço expulsório) também necessitem de um grande esforço mental. É muito possível que o uso do nome daquilo que se está convocando seja apenas para ajudar a concentração; talvez a imagem mental daquilo que a pessoa deseja convocar, seja determinante para que esse feitiço funcione ou não.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]