Guia dos Trouxas para Harry Potter/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


brasão de Hogwarts


Introdução[editar | editar código-fonte]

Sejam bem vindos ao Guia dos Trouxas para Harry Potter, um esforço colaborativo no sentido de produzir um guia bastante completo sobre a série de livros Harry Potter. Este livro permanece em desenvolvimento e qualquer pessoa pode editá-lo. Todos aqueles que estiverem interessados em ajudar esse projeto podem mergulhar nele e transformá-lo num dos mais completos e úteis manuais sobre Harry Potter. Essa versão em português está sendo traduzida do inglês, onde o livro já está praticamente finalizado. Vejam em: Muggles' Guide to Harry Potter - *[1]


Para que serve este livro[editar | editar código-fonte]

Este livro foi imaginado e criado para fazer uma análise profunda e específica de tudo na série Harry Potter. Os leitores poderão ler mais sobre personagens, lugares, grandes eventos e magia do que nos livros. Comentários críticos em cada capítulo, personagem, lugar e evento são feitos para ajudar o leitor a compreender melhor e com mais detalhes o conteúdo e observar as possíveis conexões ocultas dentro de uma história muito maior. A ideia também é, que esse livro jogue alguma luz sobre as técnicas usadas para contar essa história, e ofereça alguma análise, se possível, do motivo da série ser tão popular.

Este livro foi criado para cobrir apenas a série atual, os sete livros que formam a série atual. Há uma série de outras publicações que estão relacionadas à história principal apenas de forma indireta; algumas são:

  • Um número de edições do jornal “Profeta Diário” foi criada pelos fãs, contendo pequenas histórias sobre acontecimentos no mundo da magia. Aparentemente com os direitos reservados por J. K. Rowling, esses eventos cobertos pelos jornais estão fora da história principal e portanto não são mencionados aqui.
  • Os doces "Sapos de Chocolate" foram produzidos durante algum tempo, contendo as famosas cartas Mágicas; também, foi produzido um conhecido jogo de cartas. Essas cartas foram escritas pela autora da série.

Em alguns casos, o texto dessas cartas serviu para aumentar a compreensão da série e, portanto há referências a elas nesse trabalho.

  • Três livros foram publicados para levantar fundos para caridade.
    • Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los, por "Newt Scamander", que nos dá detalhes das criaturas mágicas e aumenta nosso conhecimento sobre o papel que elas têm nos livros principais, é incluído nesse estudo.
    • Quadribol Através dos Séculos é uma publicação que tem pouco a acrescentar àquilo que já aprendemos nos sete livros da série, portanto foi excluído. Alguma informação aparece no artigo Quadribol.
    • Os Contos de Beedle o Bardo contêm alguma informação que lança luz sobre alguns personagens e também em alguma magia relacionada à história principal. Estas informações estão incluídas nesse estudo.

muitas informações autorizadas sobre os cantos esquecidos do mundo da magia. Ainda que muito de seu conteúdo seja irrelevante para esse nosso estudo, esses locais podem ajudar a jogar alguma luz sobre os livros e o processo de criação ao qual nos referimos antes.

  • A autora ajudou na criação do web site, Pottermore, que contém informações adicionais sobre os acontecimentos dos sete livros. Quando essas informações forem pertinentes, especialmente com relação ao passado dos personagens, lugares e eventos, serão incluídas aqui.
  • A autora deu muitas entrevistas, tanto no decorrer da produção dos livros como depois. A transcrição dessas entrevistas apareceu em muitos sites de fãs. Sempre que servirem como auxílio para aumentar o conhecimento dos livros, nos referiremos a elas, embora nem sempre seja possível providenciar o link.

Este livro não cobre os filmes de Harry Potter, as produções teatrais, vídeo games, fan fiction, ou outros trabalhos autorizados ou não autorizados do mesmo universo de ficção.

Por onde começar[editar | editar código-fonte]

Este livro foi criado para servir a diferentes níveis de leitores da série Harry Potter. Portanto em algumas páginas há indicações de onde você deve parar de ler, baseado em seu nível de leitura.

  • Iniciante – para leitores que são novatos na série Harry Potter. Essa parte deve ser lida por aqueles que leram apenas um pouco dos livros da série e estão interessados somente em ter uma visão geral e informações biográficas.
  • Intermediário – para leitores que leram a maior parte da série e sabem sobre os principais lugares e personagens. Aqui tem análise dos personagens, lugares e eventos e sumários detalhados dos livros.
  • Avançado – para leitores que leram toda a série e estão querendo mais detalhes, mais conhecimento e um maior desenvolvimento do conteúdo dos livros para compreender o seu total. É um pequeno passo além do nível intermediário, praticamente cada tópico do livro é comentado, fornecendo uma ampla visão do total.

Atenção para os sumários dos capítulos marcados com um genérico aviso de spoiler. Um sumário nunca será tão bem escrito como o trabalho original, portanto nós recomendamos com firmeza que, ao invés de ler o sumário para saber os elementos da história, que você leia o capítulo do livro.

O sumário significa apenas uma recordação dos eventos do capítulo em questão, para ajudar o estudante na análise dos elementos da história e das técnicas. O aviso de spoiler colocado acima de cada sumário de capítulo significa que nossa idéia é reforçar o que já comentamos.