Guia do Rugby/Leis/O Ruck

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


As Leis tornam o Ruck uma das partes mais complexas no rugby.

Quando um jogador é "tackleado", ele tem de soltar a bola imediatamente. Então, se a bola está livre a oposição vai querer tomar a posse da mesma, e o ataque manter a posse. Segundo as Leis, "o ruck é uma fase do jogo quando um ou mais jogadores de ambos os times, que estão sobre seus pés, disputam a bola que se encontra no chão". Então, para ganhar a posse da bola, os dois times tem de passar pela para deixá-la livre para seus companheiros atrás.

As mãos
Nenhum dos jogadores do time adversário pode tentar pegar a bola com as mãos uma vez que o ruck está formado.
Os jogadores do time atacante podem usar as mãos para retirar a bola do ruck, mas somente se estiverem sobre seus pés, isso é, sem nenhuma parte do corpo a não ser os pés apoiada no chão, ou em algum jogador que estiver no chão.
O árbitro sinalizará penalidade quando um jogador que não esteja sobre seus pés ou um jogador oponente que usa as mãos para pegar a bola e trazê-la para seu lado.
Entrando no Ruck
Todos os jogadores devem entrar no ruck por trás do último pé do último jogador. Devem entrar em contato com um braço em um jogador do mesmo time.
Não é permitido entrar pelos lados. Caso o árbitro veja, sinalizará uma penalidade.
Ruckeando
Usar os pés para "livrar" a bola do meio do ruck, é o ato de ruckear. Não se pode porém pisar intencionalmente nos jogadores no chão. Os árbitros são rigorosos nesse criterios, e isso pode ser motivo para um cartão amarelo ou até uma expulsão.
Mergulhando no Ruck
Todos os jogadores devem entrar no ruck sobre seus pés. Ou seja, não é permitido mergulhar no ruck. Os árbitros são extremamente rigorosos nesse sentido também.
Bola Presa
Caso a bola não seja liberada do ruck em cinco segundos o árbitro sinalizará um scrum para o time que ele julgar ser prejudicado, ou contra aquele que estiver prendendo a bola. Sendo assim, nunca prenda a bola no ruck!