Guia do Linux/Iniciante+Intermediário/Discos e Partições/Sistema de Arquivos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sistema de Arquivos[editar | editar código-fonte]

É criado durante a "formatação" da partição de disco (quando se usa o comando mkfs.ext2). Após a formatação toda a estrutura para leitura/gravação de arquivos e diretórios pelo sistema operacional estará pronta para ser usada. Normalmente este passo é feito durante a instalação de sua distribuição GNU/Linux.

Cada sistema de arquivos tem uma caracterí­stica em particular mas seu propósito é o mesmo: Oferecer ao sistema operacional a estrutura necessária para ler/gravar os arquivos/diretórios.

Entre os sistemas de arquivos existentes posso citar:

  • Ext2 - Usado em partições Linux Nativas para o armazenamento de arquivos. É identificado pelo código 83. Seu tamanho deve ser o suficiente para acomodar todo os arquivos e programas que deseja instalar no GNU/Linux (você encontra isto no manual de sua distribuição). Para detalhes veja [#s-disc-ext2 Partição EXT2 (Linux Native), Seção 5.3].
  • Ext3 - Este sistema de arquivos possui melhorias em relação ao ext2, como destaque o recurso de jornaling. Ele também é identificado pelo tipo 83 e totalmente compatí­vel com o ext2 em estrutura. O journal mantém um log de todas as operações no sistema de arquivos, caso aconteça uma queda de energia elétrica (ou qualquer outra anormalidade que interrompa o funcionamento do sistema), o fsck verifica o sistema de arquivos no ponto em que estava quando houve a interrupção, evitando a demora para checar todo um sistema de arquivos (que pode levar minutos em sistemas de arquivos muito grandes). Para detalhes veja [#s-disc-ext3 Partição EXT3 (Linux Native), Seção 5.5].
  • Swap - Usado em partições Linux Swap para oferecer memória virtual ao sistema. Note que é altamente recomendado o uso de uma partição Swap no sistema (principalmente se você tiver menos que 16MB de memória RAM). Este tipo de partição é identificado pelo código 82. Para detalhes veja [#s-disc-swap Partição Linux Swap (Memória Virtual), Seção 5.7].
  • proc - Sistema de arquivos do kernel (veja [#s-disc-proc O sistema de arquivos /proc, Seção 5.8]).
  • FAT12 - Usado em disquetes no DOS
  • FAT16 - Usado no DOS e oferece suporte até discos de 2GB
  • FAT32 - Também usado no DOS e oferece suporte a discos de até 2 Terabytes