Guia do Linux/Iniciante+Intermediário/Discos e Partições/Desmontando uma partição de disco

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Desmontando uma partição de disco[editar | editar código-fonte]

Para desmontar um sistema de arquivos montado com o comando umount, use o comando umount. Você deve ter permissões de root para desmontar uma partição. umount [dispositivo/ponto de montagem] Você pode tanto usar umount /dev/hda1 como umount /mnt para desmontar um sistema de arquivos /dev/hda1 montado em /mnt. Observação: O comando umount executa o sync automaticamente no momento da desmontagem para garantir que todos os dados ainda não gravados serão salvos.= Guia Foca GNU/Linux Capí­tulo 6 - Gerenciadores de Partida (boot loaders) =

Gerenciadores de Partida são programas que carregam um sistema operacional e/ou permitem escolher qual será iniciado. Normalmente este programas são gravados no setor de boot (inicialização) da partição ativa ou no master boot record (MBR) do disco rí­gido.

Este capitulo explica o funcionamento de cada um dos principais gerenciadores de partida usados no GNU/Linux, em que situações é recomendado seu uso, as caracterí­sticas, como configura-lo e alguns exemplos de configuração.