Guia de sobrevivência para Blender 3D/Manipulando Objetos/Selecionando Objetos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Veremos agora como manipular objetos na 3D View. Antes de começar, aperte [CTRL]+[X] para reiniciar o Blender. Aparecerá a pergunta "Erase All?". Clique em cima da frase para confirmar. Caso não queira, basta apertar [ESC] ou mova o mouse para fora do popup para cancelar.

2 Fig 01.gif


Para selecionar um objeto na 3D Window, clique com o BDM, e o objeto selecionado mudará sua cor para rosa. Perceba que, com cada tipo de objeto selecionado, a Button Window mudará automaticamente, deixando disponível as opções específicas para o objeto selecionado.

2 Fig 02.gif


Segurando [SHIFT] e clicando com o BDM em vários objetos, você pode selecioná-los ao mesmo tempo. Você perceberá que quando seleciona mais de um objeto, sempre o último que você selecionar estará com uma cor mais clara que os outros. Isso significa que ele é o objeto ativo, portanto, qualquer modificação feita atingirá este objeto.

2 Fig 03.gif


Você também pode selecionar vários objetos usando a seleção por borda. Aperte [B] e desenhe um retângulo na tela com o BEM. Todos os objetos dentro desse retângulo serão selecionados. A seleção por borda funciona de forma acumulativa, ou seja, os objetos são adicionados à sua seleção atual.

2 Fig 04.gif


Você também pode desselecionar objetos usando a seleção por bordas. Aperte [B] e use o BDM para desenhar o retângulo. Os objetos dentro dele serão desselecionados.

2 Fig 05.gif


Para desselecionar um objeto, segure [SHIFT] e clique sobre o objeto com o BDM duas vezes. Na primera vez que você clicar, você o tornará ativo. Na segunda, ele será desselecionado.

2 Fig 06.gif


Para desselecionar todos os objetos de uma vez, aperte [A]. Caso não tenha nenhum objeto selecionado, esse comando fará com que você selecione todos os objetos na 3D View.