Guia de sobrevivência para Blender 3D/Manipulando Objetos/Movendo Rotacionando Escalando Objetos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Com os objetos selecionados, você tem três operações básicas disponíveis: Mover, Rotacionar e Escalar.
Antes de analisar esses comandos, devemos compreender o funcionamento dos Eixos no Blender. No canto inferior esquerdo da 3D View, você pode ver o Eixo Global do Blender. Ele serve de orientação para as coordenadas X,Y,Z de um objeto no mundo 3D. Cada objeto possui também um Eixo Local (eixo individual). Para visualizá-lo, selecione o cubo por exemplo, aperte [F7], e a Buttons Window mostrará as opções disponíveis ao objeto selecionado. No painel Draw, pressione o botão Axis, a o eixo local do cubo será mostrado na 3D View. Mude para o modo de visualização Wireframe para melhor visualização.

3 Fig 07.gif


Para mover, selecione o cubo, aperte [G] e mova o mouse para qualquer direção. Note que o header da 3D Window muda, e nele você enxerga as coordenadas X,Y e Z para onde você está deslocando o objeto selecionado. Confirme a modificação clicando com o BEM. Caso queira cancelar a operação, aperte [ESC] ou clique com o BDM.

3 Fig 08.gif


Segurando [CTRL] enquanto move o mouse, o objeto será deslocado em unidades fixas (Blender Units).

Segurando [SHIFT] enquanto move o mouse, o objeto será deslocado de forma mais precisa.

Segurando [ALT], você pode mover o objeto em apenas um eixo. Por exemplo, aperte [G] e mova o mouse na direção de um dos eixos globais. Agora segure [ALT] e de um clique com o BEM. Uma linha indicará o eixo que será utilizado e o movimento do objeto ficará limitado a este eixo. Outra forma de conseguir fazer isso, é pressionando [G], e logo depois [X],[Y] ou [Z] para determinar em qual eixo global você quer mover.

3 Fig 09.gif


Você também pode limitar o movimento a um Eixo Local do objeto. Para isso, aperte [G], [X], [X] por exemplo. Quando você aperta [X] uma vez, está usando o Eixo Global X. Apertando [X] pela segunda vez, estará usando o Eixo Local X. O mesmo pode ser feito para os outros eixos. Confira no header qual eixo você está usando caso tenha dúvidas.

3 Fig 10.gif


Para rotacionar, use a tecla [R], mova o mouse na direção que quiser, e no header você verá o quanto, em graus, o objeto está sendo rotacionado. Confirme clicando com o BEM. Caso queira cancelar a operação, aperte [ESC] ou clique com o BDM.

Segurando [CTRL] enquanto move o mouse, o objeto será rotacionado em unidades fixas (Blender Units).

Segurando [SHIFT] enquanto move o mouse, o objeto será rotacionado de forma mais precisa.

Segurando [ALT], você pode rotacionar o objeto em apenas um eixo. Por exemplo, aperte [R] e mova o mouse na direção de um dos eixos. Agora segure [ALT] e de um clique com o BEM. A rotação do objeto ficará limitada a um dos eixos. Outra forma de conseguir fazer isso, é pressionando [R], e logo depois [X],[Y] ou [Z] para determinar em qual eixo você quer mover.


Você também pode limitar a rotação a um Eixo Local do objeto. Para isso, aperte [R], [X], [X] por exemplo. Quando você aperta [X] uma vez, está usando o Eixo Global X. Apertando [X] pela segunda vez, estará usando o Eixo Local X. Os demais eixos também podem ser usados. Confira no header qual eixo você está usando caso tenha dúvidas.


Para escalar, use a tecla [S], mova o mouse na direção que quiser, e no header você verá quantas vezes o objeto está sendo escalado. Confirme clicando com o BEM. Caso queira cancelar a operação, aperte [ESC] ou clique com o BDM.

Segurando [CTRL] enquanto move o mouse, o objeto será escalado em unidades fixas (Blender Units).

Segurando [SHIFT] enquanto move o mouse, o objeto será escalado de forma mais precisa.

Segurando [ALT], você pode escalar o objeto em apenas um eixo. Por exemplo, aperte [S] e mova o mouse na direção de um dos eixos. Agora segure [ALT] e de um clique com o BEM. O aumento no tamanho do objeto ficará limitado a um determinado eixo. Outra forma de conseguir fazer isso, é pressionando [S], e logo depois [X], [Y] ou [Z] para determinar em qual eixo você quer escalar.


Você também pode limitar a escala a um Eixo Local do objeto. Para isso, aperte [S], [X], [X] por exemplo. Quando você aperta [X] uma vez, está usando o Eixo Global X. Apertando [X] pela segunda vez, estará usando o Eixo Local X. Os demais eixos também podem ser usados. Confira no header qual eixo você está usando caso tenha dúvidas.